Autor(es):
Sequeira, Luís Miguel
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/313
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Second Life; OpenSimulator; OpenMetaverse; Mundos Virtuais
Descrição
A Second Life Grid® é uma plataforma para a criação de mundos virtuais contíguos e persistentes, tal como o bem conhecido Second Life®, onde todo o conteúdo tridimensional é criado pelos próprios utilizadores (uma característica da plataforma).
Desenvolvido pela empresa californiana Linden Lab (Linden Research, 2009a), o Second Life foi implementado com um modelo de computação distribuída, através do desenvolvimento tanto da aplicação cliente (distribuída gratuitamente) como do software do servidor (simulador). Quando o código fonte da aplicação cliente foi disponibilizado publicamente em Janeiro de 2007 (Linden, P., 2007), isto permitiu que fossem examinados os protocolos de comunicação, encorajando um grupo de programadores independentes a desenvolver uma aplicação servidor conhecida como OpenSimulator (“Homepage,” 2009, July 12), o que resultou na criação de mundos virtuais alternativos, «compatíveis» com Second Life (e acessíveis através da mesma aplicação cliente), mas não alojados pela empresa Linden Lab. Dado que o Second Life se mantém como o principal mundo virtual desta comunidade de utilizadores, uma das utilizações dadas ao OpenSimulator é enquanto plataforma de desenvolvimento de protótipos de ambientes tridimensionais a muito baixo custo, cujo objectivo final será a implementação em Second Life. No entanto, ainda não existe uma interligação entre o Second Life e os mundos virtuais criados com OpenSimulator, pelo que se considerou ser necessária a criação de mecanismos de transferência de conteúdos entre ambas as plataformas, seja de forma manual, seja de forma automática. Ao abrigo do presente trabalho académico, desenvolveu-se um par de mecanismos de transferência, descritos neste documento. Second Life Grid® is a platform for creating contiguous and persistent virtual worlds, particularly the well-known Second Life® virtual world, where all three-dimensional content is created by its own users (a feature supported by the platform). Developed by the Californian company Linden Lab (Linden Research, 2009a), Second Life was implemented using a distributed computing model, through the development of both a client application (freely distributed) as well as the server software (simulator). However, since the public release of the client applicationʼs source code in January 2007 (Linden, P., 2007), thus allowing the platformʼs communication protocols to be examined, a group of programmers has been developing a server application known as OpenSimulator (“Homepage,” 2009, July 12), which lead to the creation of alternative, Second Life-”compatible” virtual worlds (accessible through the same client application), but which are not being hosted or managed by Linden Lab. Since Second Life remains the core virtual world of this community of users, one way in which OpenSimulator has been used is as a low-cost prototyping environment for three-dimensional environments whose ultimate goal is deployment in the Second Life world. However, there is still no interconnection between the Second Life and Open-Simulator virtual worlds, and it is thus deemed necessary to create transfer mechanisms between them, which might be either manual or automatic. A pair of such transfer mechanisms was developed under the scope of this academic work, and that is described in this document. Dissertação de Mestrado em Informática