Autor(es):
Claro, Paulo Roberto Simões
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3119
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Escola; Educação física; Representações sociais; Professores; Encarregados de educação; 796(043); 371.38(043)
Descrição
A Educação Física possui uma elevada relevância na escola e na sociedade, por adotar uma perspetiva metodológica de ensino e aprendizagem que permite influenciar os jovens em períodos decisivos da sua vida, contribuindo, não apenas para a sua saúde e bem-estar físico, mas também para o desenvolvimento da sua personalidade, nas dimensões sócio-afetiva, motora, moral e cognitiva. Não obstante, constata-se atualmente uma desvalorização generalizada da Educação Física no contexto escolar. Para compreender melhor este paradigma, o presente estudo teve como objetivo primordial conhecer as representações sociais que os encarregados de educação e os docentes de outras áreas curriculares têm acerca da Educação Física. A metodologia escolhida para o estudo recaiu no paradigma qualitativo, com o recurso à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a dez Encarregados de Educação e dez docentes de outras áreas curriculares que não Educação Física do Distrito de Aveiro. Como resultado da análise das categorias evidenciadas pela análise de conteúdo, constatou-se que a Educação Física é identificada como disciplina curricular de desenvolvimento de aptidões físicas e desportivas, no contexto escolar, que promove a saúde e bem-estar dos alunos. Também foi possível concluir que na sua larga maioria tanto os Encarregados de Educação como os docentes consideram a Educação Física muito importante devido à sua associação à promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, bem como ao desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, de perceção sensorial, de responsabilidade e solidariedade. E assim sendo, concordam com a sua obrigatoriedade e defendem que a carga horária deveria ser aumentada. Apesar da disciplina de Educação Física ser considerada como fundamental no desenvolvimento nos jovens, a larga maioria dos docentes defende que esta se encontra desvalorizada na comunidade. Conclui-se ainda que os alunos no geral estão motivados para as aulas de Educação Física e que as modalidades coletivas são as atividades preferidas dos alunos, em detrimento das modalidades individuais. Por último, os principais aspetos considerados importantes a melhorar foram na disciplina de Educação Física foram:
melhores infraestruturas, aumento da carga horária, intercâmbio escolar, ações de sensibilização para mudar a mentalidade da comunidade. Physical Education has a high relevance in school and in society, by adopting a methodological perspective of teaching and learning that allows influence young people in critical periods of their life contributing not only to their health and physical well-being, but also for development of their personality, in the socio-emotional, motor, cognitive and moral dimension. However, today we see a widespread devaluation of Physical Education in the school context. To better understand this paradigm, the present study aimed to know the social representations that parents and teachers from other curriculum areas have about Physical Education. The methodology chosen for the study was inserted in the qualitative paradigm, with the use of content analysis of semistructured interviews conducted to ten student’s guardians and ten teachers from other curriculum areas other than Physical Education of the District of Aveiro. As a result of the analysis of the categories highlighted by the content analysis, it was found that Physical Education is identified as curriculum subject for the development of physical fitness and sports in the school context, which promotes health and well-being of students. It was also possible to conclude that a large majority in both the student guardian and the teachers considered the Physical Education very important due to its association with the promotion of habits and healthy lifestyles, as well as the development of abilities of problem-solving, perception sense, responsibility and solidarity. And therefore, they agree with it obligation and argued that the hours should be increased. Despite the discipline of Physical Education to be considered fundamental in the development of young people, the vast majority of teachers believes that it is devalued in the community. It was also possible to conclude that students in general are motivated for Physical Education classes and the collective modalities are the favorite activities for the students, at the expense of individual sports, these being the least favorite. Finally, the main aspects were considered important to improve in the discipline of Physical Education were: better infrastructure, increment of the hours, school exchanges, and sensitization actions to change the mentality of the community. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário