Autor(es):
Picoto, Sandra Manuela Coelho
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3116
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Educação física; Alunos com necessidades educativas especiais; 796(043); 376(043)
Descrição
O presente trabalho tem como finalidade ilustrar o desenrolar do meu
processo profissional, enquanto professora de Educação Física, mas,
sobretudo, enquanto professora de alguns alunos muito especiais, com
quem ao longo destes anos tive e tenho o prazer de ensinar e aprender,
partilhando vivências e experiências.
A estes alunos, com Necessidades Educativas Especiais, deve ser
dada a mesma oportunidade de usufruir de uma educação adequada, tendo
sempre presente que precisam de atividade física tanto ou mais do que os
outros.
A Educação Física tem um papel preponderante a desempenhar, uma
vez que, contrariamente às outras disciplinas, pode dotá-los de
competências concretas e imediatamente aplicáveis na relação de vida
diária destes.
Os efeitos e benefícios das competências desenvolvidas/adquiridas
nesta disciplina não se reportam única e exclusivamente a um período de
tempo, mantendo-se para o resto da vida.
Pretendo, com todo este trabalho, analisar, refletir, demonstrar a
importância da Educação física para alunos com Necessidades Educativas
Especiais, recorrendo a uma revisão da literatura, abordando conteúdos
pertinentes: a Educação Física na escola, benefícios da Educação Física,
Educação Especial, Educação Especial em Portugal e Necessidades
Educativas Especiais.
Trata-se de uma reflexão fundamental, uma vez que me permite rever
inúmeras situações, dificuldades sentidas e fundamentar as decisões das
práticas pedagógicas. This report aims to illustrate the course of my career as a Physical
Education teacher, but above all, as a teacher of some very special students,
who over the years I had the pleasure of sharing experiences, teaching and
learning.
To these students with special educational necessities should be
given the same opportunity to enjoy a proper education, bearing in mind that
they need physical activity as much, or even more than the others.
Physical Education has a role to play, since, unlike other disciplines,
can provide them with practical skills that are immediately applicable in
respect of daily living.
The effects and benefits of the developed/acquired skills in this
discipline do not relate exclusively to a period of time, they are keept for the
rest of their lives.
My objective is to analyze, reflect and demonstrate the importance of
physical education for students with Special Educational Needs, through a
literature review, covering relevant content: Physical Education in school,
benefits of Physical Education, Special Education, Special Education in
Portugal and Special Educational Needs.
This is a fundamental reflection, since it allows me to revisit many
situations, difficulties and justify decisions of pedagogical practice. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário