Autor(es):
Rodrigues, Paulo Jorge Quina
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3112
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Violência; Jovens; Escola; Educação física; Contexto social; Bullying; 371.5(043); 796(043); 364.63-053.6(043)
Descrição
Ao longo do trabalho, procurou aprofundar-se a importância e o papel da
Educação Física na prevenção da problemática da violência entre pares,
também designada de Bullying em contexto escolar. Os objetivos principais
foram a caraterização do Bullying, através do estudo dos seus intervenientes e
do contexto da sua ocorrência, assim como a análise da sua ocorrência
particular nas aulas de Educação Física, e as atitudes dos professores perante
a situação de violência.
A abordagem metodológica, essencialmente qualitativa, baseou-se em
inquéritos por questionário e em entrevistas semiestruturadas que constituíram
os instrumentos de recolha de dados. Os inquéritos foram aplicados a 116
alunos e as entrevistas semiestruturadas foram realizadas a quatro Professores
de Educação Física, quatro Psicólogos e ao Coordenador Pedagógico, todos
pertencentes aos quadros da Escola Profissional de Aveiro.
Através da análise estatística descritiva dos inquéritos e do conteúdo
das entrevistas, constatou-se, fundamentalmente, que uma considerável
percentagem de alunos (18,1%) foi vítima de Bullying, de forma repetitiva,
principalmente no recinto da escola. As situações de Bullying tendem a diminuir
com a idade. Numa perspetiva sociológica, o género feminino encontra-se
menos envolvido em ambas as situações. Neste caso particular, em contexto
de aula de Educação Física não foram encontradas quaisquer relações entre a
ocorrência de Bullying e a lecionação teórico-prática das aulas.
Os ambientes familiares, sociais e económicos, evidenciaram-se no
estudo como os fatores principais que interferem no desenvolvimento de
comportamentos de Bullying.
Por último, no estudo indicou-se a necessidade de aumentar a vigilância
e o desenvolvimento de ações de sensibilização, como as principais medidas
preventivas e remediativas relativas ao fenómeno do Bullying. Thru this project the role of Physical Education in preventing the problem
of violence among peers, also called Bullying, in the school context will be
depth. Thus, its suggested as the main objectives, the characterization of
Bullying, through the study of its interveners and the context of its occurrence,
as well as its analysis, particularly in Physical Education classes, and teachers'
attitudes in presence of a situation of violence.
The methodological approach, essentially qualitative, was based on
questionnaires and the semi-structured interviews, the instruments of data
collection. The questionnaires were administered to 116 students, and the semistructured
interviews were held to four Physical Education Teachers, four
Psychologists and to the Pedagogical Coordinator, all permanent employees
from Escola Profissional de Aveiro.
Through descriptive statistical analysis of the questionnaires and the
content of the interviews, was found, fundamentally, that a 18,1% of students
had been victim of repetitive bullying, mainly on the school enclosed space. The
situations of bullying tend to decrease with age. In the sociological perspective,
females are less involved in both situations. In particular, concerning to Physical
Education was not found any relationship between the occurrence of bullying
and the teaching of theoretical or practical lessons. The family contexts, social
and economic, were highlighted, in the study, as the main factors that interfere
in the development of bullying behaviors.
Finally, the main preventive and remediation measures related to the
phenomenon of bullying, revealed in the study, were the need to increase
surveillance and the development of preventive actions to raise the awareness
of bullying. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário