Detalhes do Documento

O bullying em contexto escolar: a importância da disciplina de Educação Física

Autor(es): Rodrigues, Paulo Jorge Quina cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3112

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Violência; Jovens; Escola; Educação física; Contexto social; Bullying; 371.5(043); 796(043); 364.63-053.6(043)


Descrição
Ao longo do trabalho, procurou aprofundar-se a importância e o papel da Educação Física na prevenção da problemática da violência entre pares, também designada de Bullying em contexto escolar. Os objetivos principais foram a caraterização do Bullying, através do estudo dos seus intervenientes e do contexto da sua ocorrência, assim como a análise da sua ocorrência particular nas aulas de Educação Física, e as atitudes dos professores perante a situação de violência. A abordagem metodológica, essencialmente qualitativa, baseou-se em inquéritos por questionário e em entrevistas semiestruturadas que constituíram os instrumentos de recolha de dados. Os inquéritos foram aplicados a 116 alunos e as entrevistas semiestruturadas foram realizadas a quatro Professores de Educação Física, quatro Psicólogos e ao Coordenador Pedagógico, todos pertencentes aos quadros da Escola Profissional de Aveiro. Através da análise estatística descritiva dos inquéritos e do conteúdo das entrevistas, constatou-se, fundamentalmente, que uma considerável percentagem de alunos (18,1%) foi vítima de Bullying, de forma repetitiva, principalmente no recinto da escola. As situações de Bullying tendem a diminuir com a idade. Numa perspetiva sociológica, o género feminino encontra-se menos envolvido em ambas as situações. Neste caso particular, em contexto de aula de Educação Física não foram encontradas quaisquer relações entre a ocorrência de Bullying e a lecionação teórico-prática das aulas. Os ambientes familiares, sociais e económicos, evidenciaram-se no estudo como os fatores principais que interferem no desenvolvimento de comportamentos de Bullying. Por último, no estudo indicou-se a necessidade de aumentar a vigilância e o desenvolvimento de ações de sensibilização, como as principais medidas preventivas e remediativas relativas ao fenómeno do Bullying. Thru this project the role of Physical Education in preventing the problem of violence among peers, also called Bullying, in the school context will be depth. Thus, its suggested as the main objectives, the characterization of Bullying, through the study of its interveners and the context of its occurrence, as well as its analysis, particularly in Physical Education classes, and teachers' attitudes in presence of a situation of violence. The methodological approach, essentially qualitative, was based on questionnaires and the semi-structured interviews, the instruments of data collection. The questionnaires were administered to 116 students, and the semistructured interviews were held to four Physical Education Teachers, four Psychologists and to the Pedagogical Coordinator, all permanent employees from Escola Profissional de Aveiro. Through descriptive statistical analysis of the questionnaires and the content of the interviews, was found, fundamentally, that a 18,1% of students had been victim of repetitive bullying, mainly on the school enclosed space. The situations of bullying tend to decrease with age. In the sociological perspective, females are less involved in both situations. In particular, concerning to Physical Education was not found any relationship between the occurrence of bullying and the teaching of theoretical or practical lessons. The family contexts, social and economic, were highlighted, in the study, as the main factors that interfere in the development of bullying behaviors. Finally, the main preventive and remediation measures related to the phenomenon of bullying, revealed in the study, were the need to increase surveillance and the development of preventive actions to raise the awareness of bullying. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia