Autor(es):
Nunes, Madalena Pereira de Jesus Lopes
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3104
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Natação; Adolescência; Prática desportiva; Motivos; 797.2-053.6(043); 371.38(043)
Descrição
No presente trabalho procuramos conhecer os motivos que levam os jovens
adolescentes à prática da natação. Em termos estruturais, encontra-se dividida em revisão
da literatura e estudo empírico.
Pretende-se, então, verificar se as características dos pais, nomeadamente género,
habilitações académicas, profissão e serem ou terem sido praticantes de desporto,
influenciam os motivos que levam os jovens adolescentes a frequentar as aulas de natação.
O estudo empírico de natureza causal-comparativo contou com 70 jovens que
praticam natação, no distrito de Viseu, tendo-se seguido o tipo de amostra não
probabilística de conveniência. O instrumento de recolha de dados utilizado contém um
questionário sociodemográfico e a Escala QMAD (versão traduzida e adaptada por Serpa
& Frias, 1990).
Concluímos que, em termos de valores médios, o motivo associado ao
divertimento, atividades de grupo, contexto, aptidão, aperfeiçoamento da técnica e
influência de familiares e amigos, foi onde registámos uma média mais elevada, traduzindo
que os inquiridos atribuem importância a estas dimensões, seguindo-se o estatuto, no qual
os sujeitos da amostra lhe atribuem pouca importância.
Quanto aos testes de aferição das hipóteses, aceitámos, de forma geral, a H1, H2 e
H3. Particularizando, o género dá mais importância ao motivo “Contexto” e “Família”; a
variável habilitações académicas fez variar a opinião dos sujeitos da amostra em relação à
“Aperfeiçoamento Técnico” e “Família”, sendo que, a variável profissão interferiu ao nível
do motivo “Divertimento”. No que respeita à variável ser praticantes ou ter sido praticante
de desporto, não se registaram diferenças estatisticamente significativas, entre os grupos instituídos, levando à rejeição da hipótese H4. In the present work we tried to know the reasons that take the adolescent youths to
the practice of the swimming. In structural terms, it is divided in revision of the literature
and empiric study.
It is intended, then, to verify the characteristics parents, namely the sex,
qualifications, profession and they be or they have been sport apprentices, they influence
the reasons that take the adolescent youths to frequent the swimming classes.
The causal-comparative empiric study of nature counted with 70 young that
practice swimming, in the Viseu, is tended following the type of convenience sample. The
instrument of it collects of data used contains a questionnaire demographic partner and the
Scale QMAD (translated version and adapted by Serpa & Cold, 1990).
We concluded that they give importance to diversion appeared, group activities,
context, aptitude, improvement of the technique and influence friends, and they don't give
to the statute.
As for the tests of gauging of the hypotheses, it is accepted, in general way, H1,
H2 and H3. Particularizing, the variable sex interfered in the reason “Context” and
“Family”; the variable qualifications made to vary the opinion of the subject of the sample
in relation to “Technical Improvement” and “Family”, and that, the variable profession
interfered at the level of the reason “Diversion”. In what it respects to the variable to be
practicing or he/she was sport apprentice, significant differences were not observed, among the instituted groups, taking to the rejection of the hypothesis H4. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário