Document details

Motivos que levam os jovens adolescentes à prática desportiva da natação

Author(s): Nunes, Madalena Pereira de Jesus Lopes cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3104

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Natação; Adolescência; Prática desportiva; Motivos; 797.2-053.6(043); 371.38(043)


Description
No presente trabalho procuramos conhecer os motivos que levam os jovens adolescentes à prática da natação. Em termos estruturais, encontra-se dividida em revisão da literatura e estudo empírico. Pretende-se, então, verificar se as características dos pais, nomeadamente género, habilitações académicas, profissão e serem ou terem sido praticantes de desporto, influenciam os motivos que levam os jovens adolescentes a frequentar as aulas de natação. O estudo empírico de natureza causal-comparativo contou com 70 jovens que praticam natação, no distrito de Viseu, tendo-se seguido o tipo de amostra não probabilística de conveniência. O instrumento de recolha de dados utilizado contém um questionário sociodemográfico e a Escala QMAD (versão traduzida e adaptada por Serpa & Frias, 1990). Concluímos que, em termos de valores médios, o motivo associado ao divertimento, atividades de grupo, contexto, aptidão, aperfeiçoamento da técnica e influência de familiares e amigos, foi onde registámos uma média mais elevada, traduzindo que os inquiridos atribuem importância a estas dimensões, seguindo-se o estatuto, no qual os sujeitos da amostra lhe atribuem pouca importância. Quanto aos testes de aferição das hipóteses, aceitámos, de forma geral, a H1, H2 e H3. Particularizando, o género dá mais importância ao motivo “Contexto” e “Família”; a variável habilitações académicas fez variar a opinião dos sujeitos da amostra em relação à “Aperfeiçoamento Técnico” e “Família”, sendo que, a variável profissão interferiu ao nível do motivo “Divertimento”. No que respeita à variável ser praticantes ou ter sido praticante de desporto, não se registaram diferenças estatisticamente significativas, entre os grupos instituídos, levando à rejeição da hipótese H4. In the present work we tried to know the reasons that take the adolescent youths to the practice of the swimming. In structural terms, it is divided in revision of the literature and empiric study. It is intended, then, to verify the characteristics parents, namely the sex, qualifications, profession and they be or they have been sport apprentices, they influence the reasons that take the adolescent youths to frequent the swimming classes. The causal-comparative empiric study of nature counted with 70 young that practice swimming, in the Viseu, is tended following the type of convenience sample. The instrument of it collects of data used contains a questionnaire demographic partner and the Scale QMAD (translated version and adapted by Serpa & Cold, 1990). We concluded that they give importance to diversion appeared, group activities, context, aptitude, improvement of the technique and influence friends, and they don't give to the statute. As for the tests of gauging of the hypotheses, it is accepted, in general way, H1, H2 and H3. Particularizing, the variable sex interfered in the reason “Context” and “Family”; the variable qualifications made to vary the opinion of the subject of the sample in relation to “Technical Improvement” and “Family”, and that, the variable profession interfered at the level of the reason “Diversion”. In what it respects to the variable to be practicing or he/she was sport apprentice, significant differences were not observed, among the instituted groups, taking to the rejection of the hypothesis H4. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Maria Teresa Mateus
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU