Autor(es):
Pinheiro, André Filipe Monteiro
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3068
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Mundos virtuais; Ensino virtual; Trabalho cooperativo; Simulação; Máquinas de estados hierárquicas; User-friendly; 004.35(043); 004.03(043)
Descrição
Apesar de todos os avanços que têm vindo a ser feitos, o desenvolvimento de sistemas de simulação, atualmente, requer ainda um investimento significativo a vários níveis: recursos humanos, fases de análise e estudo do sistema a simular, planeamento e implementação final. Desta forma, o sistema final é na maioria das vezes bastante rígido, dependente da plataforma e das tecnologias de implementação.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Força Aérea Portuguesa estabeleceram um protocolo onde acordaram uma colaboração entre as duas instituições no âmbito do qual foi desenvolvido, por uma equipa que integrei, um protótipo de simulador multiutilizador de manutenção mecânica dos motores Pratt&Whitney F-100 utilizados nas aeronaves F-16, que permite aos utilizadores participar numa equipa que reproduz as tarefas de instalação de um motor dentro da fuselagem da aeronave.
Apesar de este protótipo ter sido concebido sempre com o cuidado de separar a parte lógica da parte visual da simulação, o registo de cada componente, bem como as suas características e comportamento, tinham de ser implementados sempre por programadores.
Esta dissertação permitiu expandir a separação entre a parte lógica e a parte visual, possibilitando a criação de um sistema que permite que o registo de componentes e comportamentos possa ser efetuado sem qualquer intervenção de programadores, contribuindo assim, para a evolução do conhecimento na área da agilização entre as fases de conceção e implementação de simuladores, e para a redução dos custos de produção ou reformulação de simulações, potenciando a sua aplicação em maior escala e em novos cenários. Despite all the advances that have been made on the development of simulation systems, currently such development still requires significant investment at various levels: human resources, analysis & study of system to simulate, development planning, and final implementation. Therefore, the final system is most often quite rigid, dependent on the development platform and associated technologies.
The University of Trás-os-Montes e Alto Douro and the Portuguese Air Force established a cooperation protocol under which a team in which I participated developed a multiuser simulator prototype for mechanical maintenance of the Pratt & Whitney F-100 engines used in F-16 aircraft. This simulator enables users to role-play as part of a team performing the tasks for installation of an engine inside the fuselage of the aircraft.
Although this prototype was entirely designed with the care to separate the logic of the visual parts of the simulation, the registration of each visual component, and its characteristics and behavior, all were aspects that had to be implemented by programmers.
The work supporting this dissertation expanded the separation between the logical and visual parts, enabling the creation of a system that allows the registration of visual components and behaviors to be performed by a user without any intervention by programmers, thereby contributing to the evolution of knowledge in the area of streamlining between the stages of design and implementation of simulators, and potentially on the reduction of costs on production or updating of simulations, which would enable their application in a larger scale, to a wider range of scenarios. Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Morgado, Leonel Caseiro; Silva, Hugo Alexandre Paredes Guedes da