Detalhes do Documento

Violência na fratria, autoestima, autoeficácia e rendimento académico

Autor(es): Costa, Ana Marisa Pinho cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/3037

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Família; Violência; Autoestima; Autoeficácia; Rendimento escolar; Fratria; 159.942(043); 371.21(043); 364.63(043)


Descrição
Os principais objetivos deste estudo foram apurar a existência (ou não) de uma relação entre a violência entre irmãos e a autoestima, a autoeficácia, o rendimento académico e as variáveis sociodemográficas. Para tal, recolhemos uma amostra online, de 439 participantes (Midade= 27.20; DP= 8.76; Min= 17, Máx = 69), maioritariamente do sexo feminino (n= 338), que responderam aos seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico (versão adaptada de um questionário de Fernandes & Relva, 2008), à Escala de Autoeficácia Geral (Schwarzer & Jerusalem, 1995; versão portuguesa de Araújo & Moura, 2011), à Escala de Autoestima de Rosenberg (Rosenberg, 1987; versão portuguesa de Rocha & Matos, 2003) e às Escalas de Táticas de Conflito Revistas (Straus, Hamby, Boney-McCoy, & Sugarman, 1996; versão portuguesa de Paiva & Figueiredo, 2006; versão para o contexto fraterno de Relva & Fernandes, 2013). Os principais resultados revelam que: A autoeficácia está correlacionada significativamente com as seguintes subescalas da dimensão perpetração do CTS2-SP: negociação, ρ = .09, p < .05, e agressão física sem sequelas, ρ = -.11, p < .05; e com as seguintes subescalas da dimensão vitimização do mesmo questionário: negociação, ρ = .10, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.15, p < .01. Já a autoestima está correlacionada significativamente com as seguintes subescalas da dimensão perpetração: negociação, ρ = .13, p < .01, agressão psicológica, ρ = -.13, p < .01, agressão física sem sequelas, ρ = -.14, p < .01, coerção sexual, ρ = -.12, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.13, p < .01; e com as seguintes subescalas da dimensão vitimização: negociação, ρ = .14, p < .01, agressão psicológica, ρ = -.16, p < .01, agressão física sem sequelas, ρ = -.14, p < .01, coerção sexual, ρ = -.11, p < .05, e agressão física com sequelas, ρ = -.19, p < .01. Relativamente ao rendimento escolar, há uma correlação significativa entre a autoavaliação do rendimento escolar e a subescala negociação da dimensão perpetração, ρ = .14, p < .01, e a subescala negociação da dimensão vitimização, ρ = .16, p < .01. The main objectives of this study were to establish the existence of a relationship between sibling aggression and low self-esteem, self-efficacy, academic achievement and the sociodemographic variables. If such relationships existed, we further investigated their causality. Four-hundred and thirty nine participants answered an online survey (Mage = 27.20, SD = 8.76, Min = 17, Max = 69), being the majority female (n = 338). In this study we employed a sociodemographic questionnaire (adapted version for this study from an original adaptation by Fernandes & Relva, 2008), the General Self-Efficacy Scale (Schwarzer & Jerusalem, 1995; portuguese version by Araújo & Moura, 2011), the Rosenberg Self-Esteem Scale (Rosenberg, 1987; portuguese version by Rock & Matos, 2003) and the Revised Conflict Tactics Scales (Straus, Hamby, Boney-McCoy, & Sugarman, 1996; portuguese version by Paiva & Figueiredo 2006, version adapted for fraternal relationships by Relva & Fernandes, 2013). The main results show that: Self-efficacy is significantly correlated with the following subscales of the scale perpetration of the CTS2 - SP : negotiation , ρ = .09 , p < .05 , and physical aggression without sequelae , ρ = - .11 , p < . 05, and the following subscales of victimization´s dimension on the same survey: negotiation, ρ = .10 , p < .05 , and physical aggression with sequels , ρ = - .15 , p < .01 . Self-esteem was significantly correlated with the following subscales of the scale perpetration : negotiation , ρ = .13 , p < .01 , psychological aggression , ρ = - .13 , p < .01 , physical aggression without sequelae , ρ = - .14 , p < .01 , sexual coercion , ρ = - .12 , p < .05 , and physical aggression with sequels , ρ = - .13 , p < .01 , and with the following scale victimization subscales : negotiation , ρ = .14 , p < .01 , psychological aggression , ρ = - .16 , p < .01 , physical aggression without sequelae , ρ = - .14 , p < .01 , sexual coercion , ρ = - .11 , p < . 05 , and assault with sequels , ρ = - .19 , p < .01 . With regard to academic performance , there is a significant correlation between selfassessment of academic performance and the subscale negotiation of perpetration’s dimension , ρ = .14 , p < .01 , and the subscale negotiation of victimization’s dimension , ρ = .16 , p < .01. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fernandes, Otília Monteiro
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia