Document details

“Reformar-se: formar-se ou conformar-se”: das razões apontadas pelos idosos ins...

Author(s): Carvalho, Anabela de Sousa Campos Santos cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/3009

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Envelhecimento; Educação permanente; Motivação; Universidades da terceira idade; 374.7(043)


Description
Vivemos numa sociedade envelhecida, com o número de pessoas já em idade avançada a aumentar cada vez mais num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares, decorrentes em parte do envelhecimento acelerado da população a nível mundial. Este envelhecimento, apesar de colocar desafios a nível social, económico, político e cultural às sociedades actuais e futuras, é também um dos maiores feitos do século XXI, fruto da evolução dos cuidados de saúde e do nível socioeconómico da população bem como de uma mudança de atitudes sociais e culturais. As Universidades para a Terceira Idade surgiram na década de 70 em França, em parte para oferecer novos estilos de vida após a aposentação. Este movimento rapidamente se espalhou pela Europa, chegando a Portugal em 1976. Portugal conta hoje com mais de cento e noventa Universidades da Terceira Idade. Este estudo foi realizado numa Universidade Sénior do distrito de Viseu e teve por objectivo saber quais as razões dos idosos para se inscreverem num modelo de educação de adultos deste tipo. A técnica de pesquisa usada foi a entrevista semiestruturada e contou com a participação de doze alunos da instituição em causa. Usou-se a análise de conteúdo para tratar o material recolhido nas entrevistas. A análise dai decorrente levou a concluir que o projecto desta Universidade visa permitir que os adultos idosos se distanciem de certas imagens e estereótipos negativos da velhice, assumidos pela sociedade em geral e por eles próprios em particular. Assim, a par da ocupação útil do tempo e manutenção da actividade, os utentes desta instituição apontam o aumento do contacto social e do conhecimento como principais motivos para a sua inscrição e frequência, devolvendo-lhes o sentido da vida e do tempo após a reforma. As Universidades para a Terceira Idade (UTI) promovem, assim, a participação cívica e cultural dos idosos e permitem a cada um (re)ocupar o seu lugar na sociedade. We live in an aging society, the number of people already advanced in age increase in a backdrop of profound social, urban, industrial and family changes, resulting in part from accelerated aging of the population worldwide. This aging, despite putting challenges to social, economic, political and cultural societies, present and future, is also one of the greatest achievements of the century, the result of the evolution of health care and socio-economic status of the population as well as a change of social and cultural attitudes. Universities of the Third Age emerged in the 70's in France, in part to offer new styles of life after retirement. This movement quickly spread across Europe, reaching Portugal in 1976. Portugal now has over one hundred and ninety Universities of the Third Age. This was conducted in a Senior University of the District of Viseu and was aimed to know the reasons for the elderly to enroll in an adult education model of this kind. The research technique used was the semi structured interview and had the participation of twelve students of the institution concerned. It used content analysis to treat the material collected in the interviews. The analysis arising therefrom led to conclude that the project of this University aims to enable older adults to distance themselves from certain images and negative stereotypes of old age, assumed by society in general and themselves in particular. Thus, alongside the occupation useful time and continued activity, users of this institution show increased social contact and knowledge as the main reasons for their enrollment and attendance, returning them the meaning of life and of time after retirement. Universities of the Third Age promote civic and cultural participation of older people and allow each to (re)take their place in society. Dissertação de Mestrado em Ciências de Educação, Especialização de Educação de Adultos
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Loureiro, Armando Paulo Ferreira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU