Detalhes do Documento

Aprender a aprender: relatório de uma prática no âmbito do Jardim de Infância e...

Autor(es): Fernandes, Patrícia Alexandra Cipriano cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2985

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Prática pedagógica; Jardins de infância; Ensino básico 1º ciclo; 37.013(043)


Descrição
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, este relatório descreve a prática pedagógica dos estágios nos diferentes contextos. Inicialmente no Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia – IPSS e posteriormente na Escola do Ensino Básico (CEB), Escola E.B.1 nº2 Mateus, Vila Real. O primeiro estágio realizou-se de Março a Junho de 2009, sendo realizado a pares em que a responsabilização e cooperação alternava semanalmente. O segundo estágio decorreu desde Março a Junho de 2010, realizado por três elementos, em que semanalmente alternava a responsabilização e cooperação. O primeiro grupo era constituído por 25 crianças com idades entre os 3 e 6 anos. O segundo grupo era constituído por 16 crianças com idades entre os 8 e 9 anos. Este relatório detém toda a informação recolhida durante os estágios. Desde a introdução à conclusão, contém, as reflexões sobre a prática pedagógica, análise de alguns textos, tudo o que foi necessário para a nossa formação pessoal e profissional. Iniciei este trabalho, na 1ª Parte, com uma revisão de literatura sobre os conceitos que destaquei como fundamentais para a prática docente. A 2ª Parte é dedicada ao Relato fundamentado e reflectido da minha prática pedagógica e profissional. Um dos primeiros pontos deste relato refere-se à caracterização dos meios envolventes nos diferentes contextos, à descrição interna e externa das instituições, assim como à descrição das salas e dos materiais educativos. De seguida refiro a minha actividade educativa na qual comecei por abordar o modelo pedagógico utilizado pela Educadora e Professora cooperante. Dei particular atenção aos trabalhos de projecto desenvolvidos quer no âmbito do Jardim de Infância quer no âmbito do 1º ciclo. Optei por relatar, apenas, duas semanas de prática, dada a extensão do relato, mas as restantes semanas encontram-se em anexo, assim como todo o outro material que não foi possível colocar neste relatório. The following report describes my training in the practice of teaching based on various contexts, within the range of a Masters Degree in Education, $%&'chool Education and the First Cycle of Basic Education, initially at the kindergarten of Santa Casa da Misericórdia - IPSS and later, at the school of basic education (CEB) Escola E.B.1 nº2 Mateus, Vila Real. The first internship took place from March to June 2009, and was held in pairs that of which; accountability and cooperation alternated on a weekly basis. The second stage consisted of three elements and ran from March to June 2010, also alternating weekly on accountability and cooperation. The first group included 25 children aged between 3 and 6 years old. The second group consisted of 16 children aged between 8 and 9 years of age. This report comprises all the information gathered during both internships, from their introduction to their conclusion, enclosing reflections on the practice of teaching, the analysis of several texts; all that was necessary for our personal and professional development. I began this project, (part one), with a literary review on the concepts that I highlighted as fundamental to teaching. The second part is dedicated to a substantiated and reflective relation on my practice and professionalism on teaching. One of the first points of this relation concerns the characterization of the surrounding environment in different contexts, the internal and external description of institutions, as well as the description of the classrooms and educational materials. Next, I refer to my educational activity in which I began by addressing the pedagogical model used by the cooperating Educator and Teacher. I gave particular attention to the project work developed both within the Kindergarten ambit and within the First Cycle. I chose to recount only the two weeks of practice, given the extent of the report, however, the remaining weeks are attached, as well as any other material that could not be listed within this report. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Paszkiewicz, Cristiana Soveral
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia