Autor(es):
Fernandes, Patrícia Alexandra Cipriano
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2985
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Prática pedagógica; Jardins de infância; Ensino básico 1º ciclo; 37.013(043)
Descrição
No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do
Ensino Básico, este relatório descreve a prática pedagógica dos estágios nos diferentes
contextos. Inicialmente no Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia – IPSS e
posteriormente na Escola do Ensino Básico (CEB), Escola E.B.1 nº2 Mateus, Vila
Real. O primeiro estágio realizou-se de Março a Junho de 2009, sendo realizado a
pares em que a responsabilização e cooperação alternava semanalmente. O segundo
estágio decorreu desde Março a Junho de 2010, realizado por três elementos, em que
semanalmente alternava a responsabilização e cooperação.
O primeiro grupo era constituído por 25 crianças com idades entre os 3 e 6
anos. O segundo grupo era constituído por 16 crianças com idades entre os 8 e 9 anos.
Este relatório detém toda a informação recolhida durante os estágios. Desde a
introdução à conclusão, contém, as reflexões sobre a prática pedagógica, análise de
alguns textos, tudo o que foi necessário para a nossa formação pessoal e profissional.
Iniciei este trabalho, na 1ª Parte, com uma revisão de literatura sobre os
conceitos que destaquei como fundamentais para a prática docente.
A 2ª Parte é dedicada ao Relato fundamentado e reflectido da minha prática
pedagógica e profissional.
Um dos primeiros pontos deste relato refere-se à caracterização dos meios
envolventes nos diferentes contextos, à descrição interna e externa das instituições,
assim como à descrição das salas e dos materiais educativos.
De seguida refiro a minha actividade educativa na qual comecei por abordar o
modelo pedagógico utilizado pela Educadora e Professora cooperante.
Dei particular atenção aos trabalhos de projecto desenvolvidos quer no âmbito
do Jardim de Infância quer no âmbito do 1º ciclo.
Optei por relatar, apenas, duas semanas de prática, dada a extensão do relato,
mas as restantes semanas encontram-se em anexo, assim como todo o outro material
que não foi possível colocar neste relatório. The following report describes my training in the practice of teaching based on
various contexts, within the range of a Masters Degree in Education, $%&'chool
Education and the First Cycle of Basic Education, initially at the kindergarten of
Santa Casa da Misericórdia - IPSS and later, at the school of basic education (CEB)
Escola E.B.1 nº2 Mateus, Vila Real. The first internship took place from March to
June 2009, and was held in pairs that of which; accountability and cooperation
alternated on a weekly basis. The second stage consisted of three elements and ran
from March to June 2010, also alternating weekly on accountability and cooperation.
The first group included 25 children aged between 3 and 6 years old. The
second group consisted of 16 children aged between 8 and 9 years of age.
This report comprises all the information gathered during both internships,
from their introduction to their conclusion, enclosing reflections on the practice of
teaching, the analysis of several texts; all that was necessary for our personal and
professional development.
I began this project, (part one), with a literary review on the concepts that I
highlighted as fundamental to teaching.
The second part is dedicated to a substantiated and reflective relation on my
practice and professionalism on teaching.
One of the first points of this relation concerns the characterization of the
surrounding environment in different contexts, the internal and external description of
institutions, as well as the description of the classrooms and educational materials.
Next, I refer to my educational activity in which I began by addressing the
pedagogical model used by the cooperating Educator and Teacher.
I gave particular attention to the project work developed both within the
Kindergarten ambit and within the First Cycle.
I chose to recount only the two weeks of practice, given the extent of the
report, however, the remaining weeks are attached, as well as any other material that
could not be listed within this report. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico