Autor(es):
Salgado, Joana Teixeira Alves Vaz
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2980
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Animação sociocultural; Movimento Juvenil Salesiano; 316.73(043); 37.03(043)
Descrição
A atualidade pede cada vez mais uma animação dos tempos livres dos nossos jovens. As escolas cada vez mais se vêm a adaptar a um currículo específico, que pensa apenas nas horas curriculares e deixa um pouco de lado a forma como os nossos jovens podem aproveitar o tempo livre que têm.
O nosso objetivo passa por descobrir qual a importância que o Movimento Juvenil Salesiano tem no aproveitamento desse tempo livre, saber qual a influência da Animação neste mesmo Movimento Juvenil, e principalmente saber qual é a opinião dos animadores do Movimento Juvenil Salesiano em relação a este Movimento e à Animação Sociocultural, e por fim, com a colaboração dos mesmos saber qual a ligação que há entre ambos.
Para realizar este estudo optamos por uma pesquisa bibliográfica, a aplicação de um questionário, e o estudo de caso através de grelhas de observação. Durante a pesquisa bibliográfica relativa aos salesianos damos a conhecer São João Bosco e falamos sobre a Comunidade Salesiana e o Movimento Juvenil Salesiano; referimos também a Animação Sociocultural, especificando a Animação Juvenil, pois é neste âmbito que se contextualiza a nossa investigação. O questionário é fechado e está dividido em quatro partes, como podemos observar no Apêndice. O Estudo de Caso foi realizado através do preenchimento de quatro Grelhas de Observação, cada grelha foi preenchida durante o decorrer das atividades por nós presenciadas. Foi através da aplicação desta metodologia que nos sentimos em condições de concluir que o movimento Juvenil Salesiano se contextualiza na Animação Sociocultural. The current asking increasingly an animation of leisure of our youth. Schools increasingly have to adapt to a specific curriculum, the hours just thinking curriculum and leaves a little hand how our youth can enjoy the free time they have.
Our goal is to discover how important the Salesian Youth Movement has the advantage of this free time, know what influence this very Animation Youth Movement, and especially to know what is the opinion of the animators of the Salesian Youth Movement regarding this Movement and Sociocultural Animation, and finally, with the collaboration of those who know what the connection is between them.
To perform this study we chose a literature search, the application of a questionnaire and a case study through observation grids. During the literature search on the Salesians we know St. John Bosco and talked about the Salesian Community and SYM, also referred to Sociocultural Animation, Animation specifying the Juvenile, since this is what our investigation is contextualized. The questionnaire is closed and is divided into four parts, as can be seen in the Appendix. The case study was conducted by completing four grids Note, each grid was completed over the course of the activities that we witnessed. It was through the application of this methodology we feel able to conclude that the Salesian Youth Movement is contextualized in Sociocultural Animation. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica