Author(s):
Pereira, José Salvador Correia
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2970
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Família; Escolas; Autonomia; Participação; Representações; 371(043)
Description
O presente trabalho resulta de um estudo de caso realizado na Escola sede do
Agrupamento de Escolas Monte da Serra, com 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, situada no
nordeste de Portugal.
A temática do estudo relaciona-se com as perceções que os diversos atores escolares
têm relativamente à participação dos pais nos órgãos de gestão desse Agrupamento de Escolas
Monte da Serra, procurando analisar e interpretar a forma como essa participação influencia a
organização da comunidade escolar.
A investigação insere-se numa abordagem descritiva e exploratória envolvendo todos os
elementos que fazem parte do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico da escola sede do
Agrupamento de Escolas, tendo sido utilizado o inquérito por questionário como principal
técnica de recolha de dados.
Para a elaboração da estrutura e versão final deste questionário foi levada em
consideração a revisão bibliográfica, bem como a realização de um pré-teste de instrumento
utilizado junto de atores com características semelhantes às que fizeram parte do nosso estudo.
A primeira parte do trabalho, onde se inclui o enquadramento teórico, está organizada
em torno de seis capítulos, onde são abordados sequencialmente os conceitos de família, escola,
autonomia, participação, representações e conflitos.
Na segunda parte é apresentado o estudo empírico, com a explicitação do processo
metodológico, apresentação e discussão dos resultados obtidos.
Do estudo conclui-se, entre outros aspetos, que a participação dos pais no conselho
geral e no conselho pedagógico é classificada de uma maneira geral pelos restantes
conselheiros dos órgãos da escola de forma muito positiva. O que contraria os resultados e considerações teóricas feitas por vários autores. This work results from a case study at the 2nd and 3rd Cycle of Basic Compulsory
Education School of Monte da Serra that is located in the northeast of Portugal.
The theme of the study refers to the perceptions that the different players in the
management bodies of this school have on the participation of parents in this school
management bodies trying to analyze and to interpret how this participation influences the
organization of the school community.
The research is part of a descriptive and exploratory approach involving all elements of
the General Council and the Pedagogical Council of the school, which used a questionnaire as
the main survey technique for collecting data.
In developing the structure and the final version of the questionnaire it was taken into
account the biographical review as well as the realization of a pretest instrument used along
with actors with similar characteristics to those that were part of our study.
The first part of the work, which includes the theoretical framework, is organized along
six chapters, in which are sequentially approached the concepts of family, school, autonomy,
participation, representation and conflict.
The second part presents the empirical study with the explanation of the methodological
process, presentation and discussion of the results.
This study concluded, among other things, that the participation of the parents in the
General Council and the Pedagogical Council is classified as being very positive by the other
members of this school management bodies. This result contradicts the results and theoretical
considerations of various authors. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração Educacional