Author(s):
Silva, Celeste Maria Rodrigues Gonçalves da
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2930
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Creches; Educação; Ciências; Ensino/aprendizagem; Desenvolvimento pessoal; Desenvolvimento social; Ensino por percursos de pesquisa; 37.03(043); 373.22/.24(043)
Description
A Ciência tem tido um papel importante no desenvolvimento da sociedade actual.
A Educação em Ciência deve, pois, começar cedo, estimulando e fomentando não só o
conhecimento, mas também despertando o interesse das crianças pelo mundo que as
rodeia.
Com este estudo pretende-se investigar o papel que o Ensino por Percurso de
Pesquisa (Cachapuz, Praia e Jorge, 2002) pode ter no âmbito da Educação em Ciência de
crianças em idade de creche, dos dois aos três anos. Por que se tem um contacto directo
com crianças destas idades tem-se como propósito promover a Educação em Ciência,
pondo em prática a metodologia de ensino - aprendizagem por Percursos de Pesquisa, de
molde a desenvolver as suas ideias e capacidades, incluindo as de pensar, bem como
atitudes e valores, e reflectir sobre vantagens e constrangimentos.
Utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa, um estudo de caso.
A metodologia de ensino – aprendizagem das ciências adoptada envolveu a
realização de actividade experimentais, o mais estimulantes possível para crianças deste
nível etário, partindo sempre do que elas já sabem e conhecem para, a partir daí, se
aumentar e enriquecer o seu conhecimento e experiências. Procurando cativar a sua
atenção e promover o seu efectivo desenvolvimento.
O estudo pretende mostrar que se podem realizar Percursos de Pesquisa com
crianças tão pequenas, não constituindo a idade factor impeditivo uma vez que são capazes
de demonstrar interesses e pensamentos surpreendentes, de avaliar actividades e de
aprenderem fazendo.
Conclui-se, também, que o educador tem um papel fundamental nesse processo,
uma vez que dele depende o “agarrar” de interesses e ideias das crianças, de modo a se
encontrarem respostas para as suas dúvidas, sempre as apoiando nos seus receios e
hesitações. Podendo, assim, ajudá-las a desenvolverem um espírito crítico bem como a
sua autonomia, ambos necessários a uma melhor integração na sociedade.
Em conclusão, verificou-se que as crianças reorganizaram as suas ideias sobre
determinados aspectos do mundo que as rodeia. Recolheram-se, ainda, indicadores de que
algumas crianças desenvolveram novas capacidades, atitudes e valores.
Parece, pois, claro que uma metodologia de Educação em Ciência por Percursos de
Pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e social de crianças desta faixa etária. Science is known to have had a very important role in the development of modern
society.
The Science Education must begin early, not only by stimulating and promoting
knowledge, but also by triggering the interest of children towards the world around them.
With our research work we want to investigate the role that inquiry-based teaching and
learning science (Cachapuz, Praia e Jorge, 2002) can have in the Science Education of
young children, between two and three years old, in day-nursery. Because we have a direct
contact with the children of this age in day-nursery, the purpose of our work is to promote
Science Education with a methodology of teaching and learning based in inquiry, to
develop the child`s ideas and ability to think, its capacities attitudes and values. We considered the advantages and drawbacks of this methodology.
We have applied a qualitative investigation, a case-study.
The methodology of teaching and learning science involved performing
experimental activities which had to be the most exciting possible to children of this age.
We must always begin with the ideas and skills they already have and, subsequently,
increase, go through and enrich their knowledge and experiences. We must find the way to
catch their attention to promote their effective development.
This study proved that we can apply this inquiry-based methodology to promote
Science Education in such young kids. Their age is not a barrier, they can demonstrate
interest and amazing thoughts, they can assess their activities and learn with the practice.
We also concluded that the educator has an essential role in this work; it depends
on him to integrate the interests and thoughts of the children during the learning process, to
attempt answering to their doubts, to try to overcome their fears and hesitations. So that, he
helps the children developing their critical opinion and autonomy, both necessary to a
better integration in society.
In summary children reorganized their ideas regarding certain aspects of the world
around them, and we have indication that some children were able to develop new
capacities, attitudes and values.
It is thus clear that this Science Education methodology clearly led to the personal
and social development of young children. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar