Author(s):
Silva, Ana Maria Ferreira da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2923
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Avaliação formativa; Avaliação sumativa; Avaliação das aprendizagens; 371.26(043)
Description
O principal objetivo deste trabalho centrou-se na forma como o processo de ava-liação das aprendizagens é entendido por alunos do ensino básico, de uma escola pública de Vila Real, ou seja, que conceções apresentam sobre o processo de avalia-ção a que são sujeitos. Os dados espelham a conceção da avaliação da aprendizagem, nesta escola do ensino público que pode servir de ponto de referência para o estudo de outras realidades próximas.
A investigação, a nível quantitativo, possibilitou a análise dos resultados dos questionários referente a uma amostra que envolveu alunos do 5º ao 9ºano de escola-ridade.
Os resultados obtidos apontam no sentido de que os alunos percecionam a avalia-ção das aprendizagens, como resultado da «verificação» dos conteúdos programáti-cos lecionados nas diferentes disciplinas, profundamente, associado à mensuração da aprendizagem que se traduz numa matriz classificatória de cariz quantificador, dessa mesma aprendizagem. The main objective of this work has focused on how the evaluation process of learning is understood by elementary school students two public schools, Vila Real, namely that concepts presented on the evaluation process to which they are subjected. The data reflect the design of the evaluation of learning, these schools of public education that can serve as a reference point for the study of other realities nearby.
The research, quantitative terms, allowed the analysis of the results of questionnaires relating to a sample that involved students from 5th to 9th grade.
The results point to the effect that students perceive the assessment of learning as a result of 'verification' of the syllabus taught in different disciplines, deeply associated with the measurement of learning which results in a matrix-oriented classification quantifier, that same learning. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação