Detalhes do Documento

Animação desportiva - educação intergeracional em contexto rural: estudo de caso

Autor(es): Carvalho, Gina Maria Alves Matos cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2891

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Animação sociocultural; Animação desportiva; Educação intergeracional; Contexto rural; 37.03(043); 796.035(043); 316.73(043)


Descrição
O presente estudo tem por objetivo fundamental demonstrar se a Animação Desportiva, como técnica/ recurso da Animação Sociocultural, pode ser promotora de relações intergeracionais no contexto rural. Pretendemos através da prática da atividade desportiva promover processos de participação, interação e cooperação nas relações entre as diferentes gerações e de analisar a sua importância e implicações no contexto e âmbito sociocultural. A nossa investigação decorreu em contexto rural, com indivíduos de várias faixas etárias, para a qual foi utilizada uma amostra constituída por 26 inquiridos, sendo que a percentagem mais expressiva de elementos pertence ao sexo feminino, mais concretamente 73,1% (n=19), e o valor de 26,9% (n=7) representada pelo género masculino. Para a realização deste estudo procedemos ao levantamento da problemática e respetiva fundamentação, seguindo-se o Enquadramento Teórico onde foram tratados aspetos de importância fulcral para a nossa investigação. Realizámos uma investigação com recurso a uma metodologia plural onde utilizámos uma investigação qualitativa e uma investigação quantitativa, para a qual foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: Inquéritos por questionário aplicados aos intervenientes e participantes na Animação Desportiva e entrevistas a pessoas com responsabilidades no meio rural onde foi desenvolvido o estudo. Da análise dos resultados constatámos que todo o trabalho desenvolvido foi muito gratificante e enriquecedor, quer no plano pessoal, quer no plano grupal. Os resultados apontam para a importância fulcral da Animação Sociocultural como veículo de aproximação e de socialização entre indivíduos de diferentes idades em ambientes rurais. This study aims to demonstrate if Sports Animation, as technical/Sociocultural animation feature, can be a promoter of intergenerational relations in a rural context. Through the practice of sporting activity, we intend to promote processes of participation, interaction and cooperation in the relationship between different generations and to analyze its importance and implications in a Sociocultural context and scope. Our research took place in a rural context, with individuals of various age groups, with a sample of 26 respondents, being the most expressive percentage of elements of the female sex, more specifically 73.1% (n = 19), and the value of 26.9% (n = 7) represented by the male gender. To complete this study, we have proceeded to the problematic survey and its basis, then the theoretical framing where aspects of central importance for our research have been dealt with. We have conducted an investigation with a plural methodology where we used a qualitative and quantitative research, for which the following data collection instruments were used: surveys by questionnaire applied to actors and participants in Sports Animation and interviews to people with responsibilities in the rural life, where the study was developed. From the analysis of the results we have realized that the entire work was very rewarding and enriching, both in the personal and group plan. The results point to the central importance of Sociocultural Animation as a vehicle for approach and socialization between individuals of different age in rural environments. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Lopes, Marcelino de Sousa
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia