Autor(es):
Carvalho, Gina Maria Alves Matos
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2891
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Animação sociocultural; Animação desportiva; Educação intergeracional; Contexto rural; 37.03(043); 796.035(043); 316.73(043)
Descrição
O presente estudo tem por objetivo fundamental demonstrar se a Animação
Desportiva, como técnica/ recurso da Animação Sociocultural, pode ser promotora de
relações intergeracionais no contexto rural.
Pretendemos através da prática da atividade desportiva promover processos de
participação, interação e cooperação nas relações entre as diferentes gerações e de
analisar a sua importância e implicações no contexto e âmbito sociocultural.
A nossa investigação decorreu em contexto rural, com indivíduos de várias
faixas etárias, para a qual foi utilizada uma amostra constituída por 26 inquiridos, sendo
que a percentagem mais expressiva de elementos pertence ao sexo feminino, mais
concretamente 73,1% (n=19), e o valor de 26,9% (n=7) representada pelo género
masculino.
Para a realização deste estudo procedemos ao levantamento da problemática e
respetiva fundamentação, seguindo-se o Enquadramento Teórico onde foram tratados
aspetos de importância fulcral para a nossa investigação.
Realizámos uma investigação com recurso a uma metodologia plural onde
utilizámos uma investigação qualitativa e uma investigação quantitativa, para a qual
foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: Inquéritos por
questionário aplicados aos intervenientes e participantes na Animação Desportiva e
entrevistas a pessoas com responsabilidades no meio rural onde foi desenvolvido o
estudo.
Da análise dos resultados constatámos que todo o trabalho desenvolvido foi
muito gratificante e enriquecedor, quer no plano pessoal, quer no plano grupal. Os
resultados apontam para a importância fulcral da Animação Sociocultural como veículo
de aproximação e de socialização entre indivíduos de diferentes idades em ambientes
rurais. This study aims to demonstrate if Sports Animation, as technical/Sociocultural
animation feature, can be a promoter of intergenerational relations in a rural context.
Through the practice of sporting activity, we intend to promote processes of
participation, interaction and cooperation in the relationship between different
generations and to analyze its importance and implications in a Sociocultural context
and scope.
Our research took place in a rural context, with individuals of various age
groups, with a sample of 26 respondents, being the most expressive percentage of
elements of the female sex, more specifically 73.1% (n = 19), and the value of 26.9% (n
= 7) represented by the male gender.
To complete this study, we have proceeded to the problematic survey and its
basis, then the theoretical framing where aspects of central importance for our research
have been dealt with.
We have conducted an investigation with a plural methodology where we used a
qualitative and quantitative research, for which the following data collection
instruments were used: surveys by questionnaire applied to actors and participants in
Sports Animation and interviews to people with responsibilities in the rural life, where
the study was developed.
From the analysis of the results we have realized that the entire work was very
rewarding and enriching, both in the personal and group plan. The results point to the
central importance of Sociocultural Animation as a vehicle for approach and
socialization between individuals of different age in rural environments. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural