Autor(es):
Ribeiro, Maria do Carmo Pereira da Silva
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2875
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Supervisão pedagógica; Prática pedagógica; Desenvolvimento profissional; Avaliação de desempenho; Observação de aulas; 371.13(043)
Descrição
As profundas transformações sociais trazem novas exigências às escolas e aos professo-res. Neste contexto, à avaliação do desempenho docente, instituída recentemente em Portugal, está associada a ideia de melhoria das práticas pedagógicas e dos resultados escolares dos alunos, bem como do desenvolvimento profissional dos docentes. Desde a publicação do Novo Estatuto da Carreira Docente e do Decreto Regulamentar nº 2/2008, de 10 de janeiro, os diferentes agentes educativos são chamados a avaliar e a ser avaliados. Passados dois ciclos de avaliação de desempenho docente e cumpridos todos os formalismos legais, o sentimento de melhorias nas práticas letivas, nas aprendizagens e resultados dos alunos e no desenvolvimento profissional dos docentes avaliados que requereram observação de aulas é questionável.
Daí que foi nossa intenção ouvir três docentes avaliadores e três docentes avaliados que requereram a observação de aulas sobre os efeitos da avaliação de desempenho docente na melhoria das práticas pedagógicas dos avaliados. Para isso, realizámos uma investi-gação qualitativa, com o estudo exploratório de casos, concretizado pela entrevista se-mi-estruturada. Os resultados obtidos mostram-nos como os docentes, acreditando nas potencialidades da avaliação de desempenho, na necessidade de mudança das práticas rotineiras, na necessidade de abertura da sala de aula a outro olhar, na importância da reflexão e do trabalho colaborativo e na necessidade de supervisão, demonstram que os normativos que impõem a avaliação, a supervisão e o acompanhamento da prática pedagógica contrariam, na prática quotidiana, os princípios subjacentes à sua publicação e concorrem para que melhoria das práticas do ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento profissional não aconteçam. As melhorias que os avaliados referem são de por-menor e pontuais. A falta de continuidade nas práticas avaliativas, o caráter facultativo da observação de aulas e a associação da dimensão formativa e da sumativa da avalia-ção no mesmo processo são as barreiras principais à melhoria das práticas letivas e ao desenvolvimento profissional.
Aqueles que requereram ou estiveram envolvidos na supervisão da prática pedagógica / observação de aulas associadas à avaliação de desempenho conotam este processo com a injustiça, a subjetividade, a contribuição para o individualismo, para a competitividade e para degradação do ethos da escola bem como para a falta de ética profissional. The deep social changes bring new demands to schools and teachers. In that context, the teacher’s performance assessment, recently introduced in Portugal, is not only associat-ed with the idea of improving teaching practices and students’ school results but also teachers’ professional development. Since the publication of the New Teaching Career Statute and of the Regulatory Decree No. 2/2008, 10th January, the different education-al agents are asked to evaluate and to be evaluated. After two cycles of teachers’ per-formance assessment and after all the legal formalisms being fulfilled, the sense of im-provements in academic practices, in the students’ learning process and outcomes and in the assessed teachers’ professional development that required classroom observation are questionable. So, it was our aim to question three teachers-assessors and three assessed teachers that required classroom observation about the effects of teachers’ performance assessment on improving the assessed teacher’s pedagogic practices. In order to do that, we carried out a qualitative research with the exploratory study of cases done through a semi-structured interview. The results obtained show us how teachers, believing in the potentialities of performance assessment, in the need to change the routine practices, in the necessity to open the classroom to another look, in the importance of reflection and of the collaborative work and believing in the need of supervision, demonstrate that the regulations that impose the assessment, the supervision and the monitoring of teaching practices oppose, in everyday practice, the principles beyond its publication and com-promise the improvement of the teaching and learning practices and the professional development. The improvements that the assessed teachers refer are of detail and occa-sional. The lack of continuity in evaluation practices, the voluntary nature of classroom observation and the association of summative and formative dimensions of evaluation in the same process are the major barriers to the improvement of academic practices and professional development.
Those who required or were involved in the teaching practice supervision/ classroom observation connected with the performance assessment connote this process as injus-tice, subjectivity, contribution to the individualism, to competitiveness and degradation of the school ethos and to the lack of professional ethics. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica