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Relação entre a prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar

Autor(es): Nunes, Tiago Jorge Santos cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2803

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Insucesso escolar; Sucesso escolar; Atividades extracurriculares; Prática desportiva; 371.21(043); 796(043)


Descrição
O insucesso escolar é um flagelo que assombra os alunos, as famílias e as instituições escolares e muitas têm sido as estratégias formuladas para o combate a esta problemática. De entre todas estas estratégias surgem as atividades extracurriculares, mais concretamente a prática desportiva, como um veículo promotor do sucesso escolar. Como tal, este trabalho tem como objetivo verificar se existe relação entre prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar em alunos do ensino secundário. Para que fosse possível realizar este estudo, realizou-se uma recolha de informação junto de uma Escola Básica e Secundária da Região Autónoma da Madeira, por intermédio dos dados biográficos e de um questionário. A amostra foi constituída por 78 alunos que se encontravam matriculados no 12º ano de escolaridade, no ano letivo de 2011/2012 e que tinham estado matriculados nos anos letivos de 2010/2011 e 2009/2010. Destes alunos, 41 foram do sexo feminino e 37 do sexo masculino. Posteriormente recorreu-se a testes estatísticos, como o teste de Shapiro-Wilk e as correlações de Pearson, para rejeitar ou aceitar as hipóteses e para saber se as variáveis se relacionam e de que forma. Os resultados demonstraram que os alunos que praticam desporto têm piores resultados do que os não praticantes, verificando-se uma associação negativa entre a prática desportiva e o sucesso escolar. Por outro lado, verificou-se que os alunos envolvidos em práticas desportivas têm melhores notas na disciplina de Educação Física do que os alunos que não praticam desporto. Finalmente, percebeu-se que a influência exercida pelo desporto ao longo dos três anos letivos não é consistente para algumas variáveis, não permitindo verificar algumas hipóteses formuladas. The school failure is a scourge that haunts students, their families and the schools, and, many strategies have been formulated to oppose this problem. Among all the strategies emerge the extracurricular activities, more specifically, the sports practice, as a promoter vehicle of school success. As such, this work aims to verify if there is any relationship between the sports practice and school (un)success for secondary school students. To make this study possible was held a data collection from a Basic and a secondary school of the Autonomous Region of Madeira, through the biographical data and a questionnaire. The sample was composed of 78 students who are enrolled in the 12th grade, in academic year 2011/2012, and have been enrolled in the academic years 2010/2011 and 2009/2010. Of these students, 41 were female and 37 male. Afterwards we used the statistics tests, such as the Shapiro-Wilk test and the Pearson’s correlations, to reject or accept the hypothesis and to see if the variables are related and how. The results demonstrate that students who practice sports have worse outcomes than non-practitioners, verifying a negative association between sports practice and school success. On the other hand it was found that students involved in sports activities have better grades in Physical Education than students who do not practice sport. Finally, it was noted that the influence of the sport over the three academic years is not consistent for some variables, not allowing check some hypotheses. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensino Básico e Secundário.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gonçalves, Francisco José Miranda
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