Document details

A música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação t...

Author(s): Sousa, Sandrina da Mota cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2774

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Educação musical; Ensino/aprendizagem; Ensino básico 1º ciclo; 37.03(043); 78(043)


Description
O trabalho em foco visa provocar e suscitar, em quem possa lê-lo, a percepção indispensável e necessária para o entendimento do processo e da dinâmica do fenómeno musical dentro das instituições escolares, relativamente ao 1º ciclo do Ensino Básico. Desta forma, este trabalho tornou-se relevante para nós, uma vez que o nosso objectivo foi apurar o contributo da música portuguesa como ferramenta pedagógica para a análise e interpretação textual no referido nível de ensino. O interesse pela educação como um todo e, em particular, pela educação musical, estimula-nos a uma reflexão sobre o momento atual da prática musical nas escolas do nosso país. A abordagem do tema foi feita através da confluência de dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica, através de referências importantes sobre o assunto e o da pesquisa de campo, pela aplicação de um inquérito por questionário a dezoito professores do concelho de Cabeceiras de Basto, inquéritos que tinham como objectivo confrontar as opções teóricas com as práticas desenvolvidas. Na análise dos dados foi usada a análise estatística simples tendo-se verificado que os professores do 1º ciclo do concelho de Cabeceiras de basto desenvolvem uma prática musical razoavelmente equilibrada, mas muito aquém do que é exigido nos cinco eixos da Educação Musical, definidos pelas Orientações Curriculares para o 1º ciclo do Ensino Básico. Esta pesquisa revelou uma acentuada desarticulação entre o “falar sobre música” e o “fazer musical”, o que acabaria por apontar para o uso e funções inadequados da prática musical, em desarmonia com a realidade do aluno e dissonante com o contexto sociocultural português. The work aims to bring into focus and make, those who can read it, the indispensable and necessary perception to understand the process and dynamic of musical phenomenon inside educational institutions, with respect to the Primary Education. This way, this work became relevant for us, since our goal was to determine the contribution of Portuguese music as a teaching tool for analysis and textual interpretation in this level of teaching. The interest in education as a whole and, in particular, by the musical education, encourages us to a reflection on the current moment of musical practice in the schools of our country. The approach to the theme was carried through the confluence of two paths: by the literature research through important references on the subject, and by the field research by applying a questionnaire to eighteen teachers of the Cabeceiras de Basto county, surveys which aim to confront the theoretical options to the developed practices. In the data analysis was used simple statistical analysis, being verified that teachers of the Primary Education of Cabeceiras de Basto develop a balanced musical practice, but far short of what is required in the five shafts of Music Education, set by Curriculum Guidelines for the Primary Education. This research revealed a pronounced disconnection between the "talk about music" and the "making music", which would point to the inadequate use and functions of musical practice, in disharmony with student reality and dissonant with the Portuguese sociocultural context. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gomes, Agostinho da Costa Diniz
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia