Author(s):
Loureiro, Káthia Kareniny Cananéa de Castro
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2751
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Autoeficácia parental; Autoestima; Rendimento escolar; 371.21(043); 37.015(043); 159.947(043)
Description
O objetivo do presente estudo consistiu em investigar a relação entre autoeficácia parental, a
autoestima dos pais e a influência no rendimento académico dos filhos, assim como a relação
entre este último e as variáveis sociodemográficas. Participaram desta investigação 115
famílias, sendo 115 (N=115) mães, 115 pais (N=115) e 95 (N=95) alunos (1º ao 4º ano do
ensino básico). Os filhos que participaram de forma passiva, apenas com os resultados das
notas escolares. Os dados foram recolhidos em quatro escolas do interior Norte de Portugal.
Foram utilizados nesta investigação os seguintes instrumentos: Questionário de dados
sociodemográficos; a Escala de auto-estima de Rosenberg (Rosenberg, 1975), Questionário
de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QAECEP) (Le Questionnaire D`Auto
– Évaluation de la Compétence Éducative Parentale – Terrisse & Trudelle, 1988); e Escala de
Autoeficácia Parental:estudos sobre Validação (Brites, R. & Nunes, O.,2010). Verificou-se
através dos dados quantitativos que a autoeficácia parental, no que concerne a dimensão da
satisfação parental e as notas escolares dos alunos/filhos se correlacionam positivamente; a
autoestima de pais e de mães se relacionem positivamente com o rendimento escolar dos
filhos; os filhos cujas mães apresentam uma escolaridade superior apresentam melhor
rendimento académico; o facto de se ser filho único ou ter irmãos, não revelou diferenças
estatisticamente significativas relativamente as notas escolares; e por último verificou-se
ainda que a autoeficácia parental por parte do pai quando avaliada pelo QAECEP, apresenta
poder preditivo estatisticamente significativo quanto ao rendimento académico dos filhos. The aim of this study was to investigate the relationship between parental self-efficacy, and
self-esteem and the influence of parental perceptions of competence on academic performance
of children, well as the relation between some sociodemographic and the children`s academic
performance. The sample consisted 115 families, 115 (N = 115) mothers and 115 fathers who
had children attending the 1st to 4th year of primary education. The children who participated
in a passive way, only with the results of school grades. Data was collected in four schools in
the northern regions of Portugal. The following instruments were used in this investigation:
Sociodemographic questionnaire, the self-esteem scale of Rosenberg (Rosenberg, 1975),
Parental Self Perceptions of Educational Competency Assessment Questionnaire (QAECEP)
(Le Questionnaire D `Auto - évaluation de la Compétence educative parentale - Terrisse &
Trudelle, 1988), and the Parental Self-Efficacy Scale (Brites, R. & Nunes, O., 2010). Results
indicate that parental self-efficacy, in terms of the size of parental satisfaction and their
children`s académic performance are positively correlated, the self-esteem of fathers and
mothers also relate positively with school performance of children , the children whose
parents have a higher level of education have better academic performance regarding school
grades, and finally it was found that parental self-efficacy as measured by QAECEP, by the
father, presents predictive power regarding the academic performance of children. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação