Detalhes do Documento

Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos fi...

Autor(es): Loureiro, Káthia Kareniny Cananéa de Castro cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2751

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Autoeficácia parental; Autoestima; Rendimento escolar; 371.21(043); 37.015(043); 159.947(043)


Descrição
O objetivo do presente estudo consistiu em investigar a relação entre autoeficácia parental, a autoestima dos pais e a influência no rendimento académico dos filhos, assim como a relação entre este último e as variáveis sociodemográficas. Participaram desta investigação 115 famílias, sendo 115 (N=115) mães, 115 pais (N=115) e 95 (N=95) alunos (1º ao 4º ano do ensino básico). Os filhos que participaram de forma passiva, apenas com os resultados das notas escolares. Os dados foram recolhidos em quatro escolas do interior Norte de Portugal. Foram utilizados nesta investigação os seguintes instrumentos: Questionário de dados sociodemográficos; a Escala de auto-estima de Rosenberg (Rosenberg, 1975), Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QAECEP) (Le Questionnaire D`Auto – Évaluation de la Compétence Éducative Parentale – Terrisse & Trudelle, 1988); e Escala de Autoeficácia Parental:estudos sobre Validação (Brites, R. & Nunes, O.,2010). Verificou-se através dos dados quantitativos que a autoeficácia parental, no que concerne a dimensão da satisfação parental e as notas escolares dos alunos/filhos se correlacionam positivamente; a autoestima de pais e de mães se relacionem positivamente com o rendimento escolar dos filhos; os filhos cujas mães apresentam uma escolaridade superior apresentam melhor rendimento académico; o facto de se ser filho único ou ter irmãos, não revelou diferenças estatisticamente significativas relativamente as notas escolares; e por último verificou-se ainda que a autoeficácia parental por parte do pai quando avaliada pelo QAECEP, apresenta poder preditivo estatisticamente significativo quanto ao rendimento académico dos filhos. The aim of this study was to investigate the relationship between parental self-efficacy, and self-esteem and the influence of parental perceptions of competence on academic performance of children, well as the relation between some sociodemographic and the children`s academic performance. The sample consisted 115 families, 115 (N = 115) mothers and 115 fathers who had children attending the 1st to 4th year of primary education. The children who participated in a passive way, only with the results of school grades. Data was collected in four schools in the northern regions of Portugal. The following instruments were used in this investigation: Sociodemographic questionnaire, the self-esteem scale of Rosenberg (Rosenberg, 1975), Parental Self Perceptions of Educational Competency Assessment Questionnaire (QAECEP) (Le Questionnaire D `Auto - évaluation de la Compétence educative parentale - Terrisse & Trudelle, 1988), and the Parental Self-Efficacy Scale (Brites, R. & Nunes, O., 2010). Results indicate that parental self-efficacy, in terms of the size of parental satisfaction and their children`s académic performance are positively correlated, the self-esteem of fathers and mothers also relate positively with school performance of children , the children whose parents have a higher level of education have better academic performance regarding school grades, and finally it was found that parental self-efficacy as measured by QAECEP, by the father, presents predictive power regarding the academic performance of children. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Antunes, Maria Cristina Quintas
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia