Autor(es):
Vilela, Carla Sofia Madeira
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2680
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Insucesso escolar; Sucesso escolar; Escola; Alunos; Família; Motivação; 371.21(043)
Descrição
O objectivo deste estudo consistiu em examinar e discutir as causas de (in)sucesso escolar na região de Vila Real. A amostra do estudo foi composta por 30 alunos do 9º ano de escolaridade, constituído por 14 alunas do género feminino e 16 alunos do género masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos ( =14,7±0,99). Foi utilizado um questionário com o intuito de recolher as opiniões dos alunos acerca da importância de determinados factores no insucesso e sucesso escolar. Identificámos importantes registos que comprovam, em alguns casos, que os alunos, efectivamente, percepcionam a importância de factores que levam ao insucesso escolar (e.g. responsabilização em relação aos estudos, estudo acompanhado, equilíbrio familiar, motivação, etc.). Causas intrínsecas e extrínsecas aos alunos, evidenciam que a problemática do insucesso escolar é complexa e para ser solucionada é necessário que as relações país/escola/aluno/família assumam um dinamismo superior aquele que existe nos dias que correm. The purpose of this study was to examine and discuss the causes of (un)success in the region of Vila Real. The study sample consisted of 30 students from 9th grade, comprising for 14 female students and 16 male students aged between 13 and 17 years old ( x = 14.7±0.99). We used a questionnaire to gather the opinion of students about the importance of certain factors in school success and failure. We identified records that prove that students actually perceive the importance of factors leading to academic failure (e.g. accountability towards education, study together, family balance, motivation, etc.). Intrinsic and extrinsic students causes show that the problem of school failure is complex and to be resolved its necessary a high cooperation between country/school/student/family than that which exists actually. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário