Detalhes do Documento

Prática educativa de orientação construtivista no ensino das ciências no 3º cic...

Autor(es): Valongo, Patrícia Alexandra Pinheiro cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2520

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Ensino das ciências; Prática pedagógica; Aprendizagem cooperativa


Descrição
O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real, no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 7º e 11º anos de escolaridade, respetivamente. O presente relatório tem como principais objetivos: conhecer diferentes modelos de ensino e as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem; atualizar e melhorar a prática pedagógica de ensino; fundamentar teoricamente os principais modelos, estratégias e recursos de ensino, utilizados no decorrer do estágio pedagógico na Escola S/3 São Pedro - Vila Real; aprofundar conhecimentos sobre as unidades didáticas lecionadas: “Reprodução”, “Rochas Sedimentares”, “Grandes Etapas da História da Terra” e “Sismos”, sendo apresentadas as revisões bibliográficas apenas das unidades lecionadas no 11º ano; perceber a importância do trabalho prático no ensino das Ciências; planificar unidades de ensino de acordo com as orientações para o ensino das Ciências; refletir sobre o trabalho desenvolvido, os aspetos positivos e negativos; adquirir competências cognitivas e atitudinais indispensáveis ao desempenho docente. Durante a prática pedagógica foram aplicados alguns métodos e estratégias de ensino, tendo em conta a perspetiva construtivista do ensino-aprendizagem, no sentido de proporcionar o desenvolvimento de competências atitudinais, conceptuais e procedimentais. Entre os métodos utilizados podemos referir, como exemplos, os mapas de conceitos, os métodos de aprendizagem cooperativa conhecidos por “cabeças numeradas juntas” e “pensar – escrever – formar par – partilhar”, a instrução direta e o trabalho experimental. No presente relatório apresentam-se também, a título exemplificativo, as planificações de duas unidades de ensino do 11º ano, relativas aos temas “Reprodução” e “Rochas Sedimentares”, assim como as respetivas revisões da literatura, a que se segue a reflexão da prática pedagógica, assim como as conclusões às quais chegámos. Para além disto, o relatório foca-se na importância do trabalho prático no ensino das ciências, isto é, na forma como este método pode contribuir para melhorar e complementar as aprendizagens dos alunos. Sempre que possível e que se proporcione, deve-se recorrer ao trabalho prático, uma vez que este facilita o entendimento de alguns temas, pois os alunos, quando estão envolvidos neste tipo de atividades, tornam-se mais empenhados e participativos, o que promove as aprendizagens significativas. Com o decorrer das atividades práticas, os alunos ultrapassaram as dificuldades, desenvolvendo e adquirindo competências procedimentais, cognitivas e atitudinais. This traineeship report, required for the degree of Master in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Primary and Secondary Education, was based on the teaching practice held at School S / 3 S. Pedro - Vila Real, in the teaching of Natural Sciences and the teaching of Biology and Geology, at the 7th and 11th grades, respectively. This report has two main objectives: know different teaching models and their implications in the teaching-learning process; update and improve pedagogical practice of teaching; substantiate theoretically the main models, strategies and teaching resources used during the pedagogical traineeship at School S / 3 S. Pedro - Vila Real; deepen knowledge about teaching units taught: "Reproduction", "Sedimentary Rocks", "Major Stages of Earth History" and "Earthquakes", being presented the literature review only of the units taught in 11th grade; realize the importance of practical work in science teaching; plan units of instruction in accordance with the guidelines for the teaching of science; reflect on the work, the positive and negative aspects; acquire cognitive skills and attitudes essential for teacher performance. During teaching practice were applied some methods and teaching strategies, taking into account the constructivist perspective of teaching and learning, in order to provide attitudinal, conceptual and procedural skills. The methods used can mention, as examples, the concept maps, cooperative learning methods known as "numbered heads together" and "think - write - pairing - share", direct instruction and experimental work. In this report we present also, as examples, the lesson plans of two teaching units from the 11th grade on the themes "Reproduction" and "Sedimentary Rocks", as well as the respective literature reviews, the following reflection of pedagogical practice, as well as the conclusions to which we come. In addition, the report focuses on the importance of practical work in science education, in sort of speaking, in how this method can improve and complement student learning. Whenever possible and that provides, should be resorted to practical work, since it facilitates the understanding of some issues, for students when they are involved in such activities, they become more engaged and participatory, which promotes the meaningful learning. Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Favas, Paulo Jorge de Campos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia