Autor(es):
Costa, Ricardo Rebelo da
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2519
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Meios de comunicação; Redes sociais; Políticos; Facebook
Descrição
O presente estudo tem como intuito descobrir até que ponto a troca de informações entre público e atores políticos altera o comportamento dos atores na rede social Facebook, ou seja, pretende-se saber quais os assuntos mais em voga no perfil de cada ator em particular e se o ator direciona a sua comunicação para esses assuntos. Tenta-se também saber se essa comunicação direcionada às pretensões do público resulta num aumento de reforços positivos à mensagem e ao ator. O estudo recai sob quatro atores políticos. É tipo em conta dois períodos de tempo. O primeiro, denominado 1º Período, analisa 6 meses de actividade de cada ator no Facebook, o segundo, 2º Período, analisa os 2 meses seguintes ao 1º Período. Tenta-se sempre realizar uma amostra com mínimo 30% dos comentários por publicação (a rede social em estudo não disponibiliza 100% dos comentários, e o número de comentários varia consoante a publicação), salvo as excepções de Francisco Lousã e Dilma Rousseff que raramente possuem mais de 10 comentários por publicação. Para melhor conhecer a população em estudo realizou-se uma netnografia aos perfis com comentários analisados. O presente estudo revelou que em dois casos houve de fato alteração nas publicações para os assuntos mais comentados pelo público de cada ator e que as publicações relativas ao 2º Período conseguiram obter mais reforços positivos quer em relação ao assunto abordado quer em relação ao ator. O estudo trouxe outras informações relevantes, como por exemplo, os comentários que mais se relacionam à publicação e que mais reforços positivos possuem encontram-se principalmente no primeiro terço do total de comentários, situados nos dois dias, sensivelmente, a seguir à publicação. Para além dos objetivos propostos terem sido conseguidos, considera-se que o presente estudo pode ser uma mais-valia à comunicação política do ator quer a nível pessoal quer a nível de planeamento, já que é possível fazer uma comunicação direta, retirar quais as expectativas do nosso público-alvo e se a comunicação está a ter resultados positivos. The aim of this study is to discover if the exchange of information between the public and political actors change the behavior of actors in the social network Facebook, and try to know the subjects most in vogue in the profile of each actor and if the actor directs its communication to these subjects. Try also discover if such communication directed to the claims of the public results in increased positive reinforcement to the message and the actor. Four political actors were studied under two time periods. The first, called 1st Period, examines six months of activity of each actor on Facebook, the second, 2nd Period, analyzes the two months following the 1st Period. Studies are at least 30% of comments per post (a social network study does not provide 100% of the comments, and the number of comments varies by post), with the exceptions of Lousã Francisco and Dilma Rousseff who rarely have more than 10 comments per post. To better know the population was made a study, called netnography, of the profiles who left their comment. The present study revealed that in two cases there was in fact change to the most discussed by the public of each actor and the posts on the 2nd Period had more positive reinforcements in the subject and to the actor. The study brought other relevant information, such as comments that are more related to the post, and have more positive reinforcements, are primarily in the first third of the total comments, situated in two days, significantly, following the posting. In addition to the proposed objectives have been achieved, it is considered that this study can be an asset to the communication policy of the actor either personally or at the planning level, since it is possible to draw a direct communication and what expectations our target audience and if communication is having positive results Dissertação de Mestrado em Mestrado em Ciências da Comunicação