Detalhes do Documento

Adolescentes Institucionalizados e em Família: Auto-Conceito, Auto-Estima e Des...

Autor(es): Machado, Manuela Carvas cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2514

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Institucionalização; Auto-conceito; Auto-estima; Desempenho escolar


Descrição
A institucionalização é uma temática à qual tem sido dada atenção nos últimos anos, porque o acolhimento institucional sem o apoio familiar adequado é uma das medidas de colocação mais visível em Portugal. Este trabalho procura perceber se existem diferenças entre os adolescentes institucionalizados e os não institucionalizados no auto-conceito, auto-estima e desempenho escolar. Este artigo de natureza teórica permitiu constatar que grande maioria dos estudos realça resultados mais negativos para os adolescentes institucionalizados nestas três variáveis. No que concerne à variável auto-conceito e auto-estima os adolescentes institucionalizados apresentam níveis mais baixos. De igual modo, no domínio escolar os adolescentes institucionalizados demonstram um pior desempenho escolar que se reflete em notas escolares mais baixas e taxas mais elevadas de reprovações. Institutionalization is a theme to which attention has been paid in recent years, because the institutional host without adequate family support is one of the most visible placement measures in Portugal. This paper attempts to understand if there are differences among institutionalized adolescents and non institutionalized in the self-concept, self-esteem and school performance. This article of theoretical nature provides to realize that the majority of studies highlight more negative results for institutionalized adolescents in these three variables. Regarding the variable self-concept and self-esteem the institutionalized adolescents present lower levels. In the same way, in the school domain institutionalized adolescentes demonstrate a poorer school performance which is reflected in lower grades and higher rates of failures. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Tipo de Documento Dissertação de Licenciatura
Idioma Português
Orientador(es) Costa, José Gomes da; Costa, Raquel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia