Document details

Variação da frequência cardíaca, percepção subjectiva do esforço e do perfil de...

Author(s): Nunes, Marta das Dores Serrano cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/249

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Futebol; Frequência cardíaca; Jogos reduzidos; Perfil de acções técnicas; 796.33.05(043)


Description
O objectivo deste estudo foi analisar a resposta da Frequência Cardíaca (FC), Percepção Subjectiva do Esforço (PSE) e o Perfil de Acções Técnicas em jogos reduzidos no futebol (3x3 e 4x4) em situação sempre a atacar (AA), sempre a defender (DD) e o jogo normal com fase de ataque e fase de defesa (AD). Foram analisados 16 jogadores de futebol do género masculino, com uma idade média±DP de 15,75±0,45 anos; estatura 172,4±4,83 cm; peso 64,5±6,44 Kg; FC máx. 199,1±9,08 bpm e 8,06±1,98 anos de prática de Futebol. Cada situação de jogo reduzido teve a duração de 4 períodos de 4 minutos com 2 minutos de recuperação activa. Em cada jogo foi registada a FC e a PSE de cada jogador e efectuada uma filmagem para posterior avaliação das acções técnicas. Verificou-se que a intensidade do exercício, assim como a sua percepção, aumentou com a diminuição do número de jogadores. Durante os jogos reduzidos, a FC dos jogadores situou-se durante a maior parte do tempo entre os 75 e os 84,9% da FC máx. e a situação de jogo mais intensa foi a de AD. Apesar das diferenças no número de gestos técnicos realizados, a sua eficácia foi igual em todos os formatos e situações de jogo, à excepção das mudanças de direcção e das perdas de bola. Estes resultados sugerem a utilização do formato 3x3, especialmente em situação de AD, para uma maior intensidade no treino. Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Colectivos
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sampaio, António Jaime Eira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU