Author(s):
Santos, Gina Maria Marques de Carvalho
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2434
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Mulheres empreendedoras; Factores psicológicos; Factores cognitivos; Modelo de equações estruturais; Motivações; Duplicidade de papéis; Meio envolvente
Description
O objectivo geral deste estudo é caracterizar e relacionar o perfil, a duplicidade de papéis,
as motivações e o meio envolvente (rural vs urbano) da mulher empreendedora portuguesa.
Alguns estudos (Buttner & Moore, 1997; Diaz Garcia, 2000; Mallon & Cohen, 2001;
DeMartino & Barbato, 2003; Carter & Shaw, 2006; Brush, 2008) da recente literatura
sobre empreendedorismo feminino aferem quais as motivações que levam as mulheres a
tornarem-se empreendedoras, e identificam quais os seus factores de medição de sucesso,
no entanto uma das lacunas apontadas por diversos investigadores é a escassez de estudos
que visem a dicotomia urbana versus rural (Driga, Lafuente & Vaillant, 2009) e a
duplicidade de papéis da mulher empreendedora (Caputo & Dolinsky, 1998; Byron, 2005;
Carter & Shaw, 2006; Ford, Heinen, & Langkamer 2007; Shelton, 2008). Assim, tomando
em consideração os resultados dos diversos estudos realizados no âmbito do
empreendedorismo feminino, com este estudo pretendemos dar um contributo positivo
para a melhor e maior compreensão desta área de investigação tomando em consideração
as relações entre o perfil da mulher empreendedora, a gestão da duplicidade de papéis,
quais as suas motivações e o meio ambiente (rural vs urbano) em que esta se insere.
O método escolhido para a recolha de dados foi o questionário por inquérito a mulheres
empreendedoras do Norte de Portugal. Para determinar as relações (caminhos) entre as
dimensões duplicidade de papéis da mulher, motivações, ideia de criação de negócio, perfil
e o meio envolvente, e para aferir de que forma é que estas dimensões se relacionam para
explicar, de uma forma geral, por que razão as mulheres empreendem no meio rural e
urbano, recorremos ao software AMOS 19.0 para análise de modelos de equações
estruturais. O perfil/ características das mulheres empreendedoras é determinado por uma
análise de clusters.
Este estudo afere que a motivação é diferente em mulheres empreendedoras que vivem em
meios rurais das que vivem em meios urbanos, ou seja, existe uma correlação entre os
constructos motivação e meio envolvente, que por sua vez influencia positivamente a
decisão da mulher em criar o seu próprio negócio. Em relação à duplicidade de papéis, os
dados sugerem que as mulheres empreendedoras conseguem gerir esta questão e que é uma
influência positiva para a criação do negócio, tendo como mediadores os constructos
motivações e/ ou meio envolvente. The purpose of this study is to characterize and relate the profile, the duplication of
women’s roles, motivations and environment (rural vs. urban) of the Portuguese
entrepreneurial woman.
While more recent studies of female entrepreneurship (e.g. Buttner & Moore, 1997; Diaz
Garcia, 2000; Mallon & Cohen, 2001; DeMartino & Barbato, 2003; Carter & Shaw, 2006;
Brush, 2008) have identified both the factors that motivate women to establish their own
enterprises and those that play a key role in entrepreneurial success, few analysts have
attached importance to the woman’s dual role as mother and entrepreneur (Caputo &
Dolinsky, 1998; Byron, 2005; Carter & Shaw, 2006; Ford, Heinen, & Langkamer 2007;
Shelton, 2008) and even fewer have made the important distinction between urban and
rural contexts (Driga, Lafuente & Vaillant, 2009). The authors believe that their study
contributes to the literature by filling this lacuna to some degree by simultaneously
focusing on these two dimensions.
Data was gathered using a questionnaire survey of urban and rural women entrepreneurs in
Portugal. In order to validate the theoretical model linking the effect of women’s double
role as mother/businesswoman both to their propensity to establish their own firms and to
the urban/rural nature of the business environment, AMOS 19.0 structural equation models
(SEM) were employed. The profile/ characteristics of women entrepreneurs is determined
by a cluster analysis.
The study suggests that the motives compelling women to become entrepreneurs in rural
contexts is distinct from those underpinning the decisions of urban women i.e. that there
exists a correlation between motivation and business environment that in turn positively
influences a woman’s decision to establish her own firm. Nevertheless, the study indicates
that in both urban and rural contexts women prove themselves able to effectively manage
their double roles as mothers and entrepreneurs. Dissertação de Mestrado em Gestão