Detalhes do Documento

Auto-eficácia parental: relação com as atribuições causais e rendimento escolar...

Autor(es): Santos, Sílvia Márcia Horta dos cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2411

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Sucesso escolar; Autoeficácia parental; Atribuições causais; 37.015(043); 159.922(043); 371.21(043)


Descrição
Quando se tenta entender de que forma os pais qualificam as suas competências enquanto educadores, analisamos a sua auto-eficácia parental. Vários estudos têm demonstrado que a auto-eficácia parental é resultado da conjugação de diversas contingências e assume um papel importante na relação pai-filho. Por sua vez, a forma como o próprio aluno encara o sucesso ou o fracasso escolar é estudada à luz da Teoria das atribuições causais. Perceber se existe relação entre a auto-eficácia parental e o estilo atribucional efectuado pelos educandos na tentativa de explicar o próprio sucesso ou insucesso escolar poderá auxiliar na prevenção e intervenção no insucesso escolar. O presente estudo visa analisar a possibilidade de existir relação entre a auto-eficácia parental, as atribuições causais efectuadas pelos respetivos educandos e o rendimento escolar destes. A primeira parte corresponde a uma revisão da literatura sobre a auto-eficácia parental e atribuições causais. Na segunda parte são apresentados os resultados de um estudo empírico com 239 alunos e respectivos pais/encarregados de educação, do 3º ciclo do ensino básico de uma escola do norte do país, com o objetivo de verificar se existe relação entre a auto-eficácia parental do pai e da mãe, o estilo atribucional dos alunos e o seu rendimento escolar. When we try to understand how parents qualify their abilities as educators, we analise their parental self-efficacy. Many studies have shown that parental self-efficacy is the result of conjugation among various contingencies and assumes an important role in the relation parent-child. On the other hand, the way how the student himself faces the success or failure is studied by the Causal Attribution Theory. To understand if there is a relation between parental self-efficacy and the attribution style made by the child on the way to attempt to explain his own school success or failure, may help in prevention and intervention in school failure. The present study aims to analize the possible relation among parental self-efficacy, the causal atributions made by their children and their school performance. The first part corresponds to a literature review about the parental self-efficacy and causal attributions. In the second part, results of an empirical study with 239 students of 3rd cicle of Basic Education and their parents/carers, are presented, with the goal to verify if there is a relation among parental self-efficacy of both parents, the atribution style of the students and their school performance. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Antunes, Maria Cristina Quintas
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia