Autor(es):
Sousa, Jaime Duarte Costa Silva de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2402
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Supervisão pedagógica; Avaliação de desempenho docente; Desenvolvimento profissional
Descrição
O presente trabalho decorre de uma investigação sobre o âmbito da avaliação desempenho
docente, temática que tem vindo a assumir uma importância crescente no contexto educativo.
Subsequente ao enquadramento legal da supervisão pedagógica no que se refere a novas
dimensões e responsabilidades, nomeadamente no âmbito da avaliação de desempenho docente, a
supervisão e a avaliação têm como objetivo comum a melhoria das práticas pedagógicas, orientadas
para o desenvolvimento profissional dos docentes.
Este estudo centrou-se no novo modelo de avaliação de desempenho docente, uma vez que
este se encontra ―intimamente ligada à supervisão‖ (Coelho & Oliveira, 2010, p. 51) e porque
―constitui uma das estratégias fundamentais na formação reflexiva e colaborativa de professores‖
(Ribeiro, 2009, p. 219). Ambicionamos, assim, auscultar a opinião de Professores Avaliadores do 1º
Ciclo do Ensino Básico Sobre o Novo Modelo de Avaliação de Desempenho Docente,
comparativamente ao anterior.
Para tal, procedeu-se a uma investigação qualitativa através de um estudo de caso exploratório,
que se desenvolveu num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, com professores
pertencentes ao Departamento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico que tinham como funções
serem professores avaliadores. Para a recolha de dados, utilizámos a entrevista semiestruturada a
seis professores avaliadores. Os dados recolhidos foram tratados e analisados através da técnica de
análise de conteúdo.
Os resultados permitiram-nos concluir que os docentes não consideraram que o novo modelo
de avaliação de desempenho, comparativamente com o anterior, contribua para o seu
desenvolvimento profissional. Identificam fatores de constrangimento da prática da avaliação
desempenho docente, em que a grande dificuldade é não se poder delegar a avaliação noutros
professores que não tenham formação em avaliação, pelo que, consequentemente, cada avaliador
tem um elevado número de professores a avaliar. Consideraram, também, que o avaliador tem de ser
imparcial em todo o processo de avaliação e justo no desempenho das suas funções. The present dissertation is the result of a research into the scope of teacher performance
evaluation, a subject that has become increasingly important in the educational context.
Subsequent to the legal framework of pedagogical supervision regarding new dimensions and
responsibilities, namely in the evaluation of teacher performance, supervision and evaluation with the
common goal of improving teaching practices directed to the professional development of teachers.
This study focuses on the new model for teacher performance evaluation, since this is "closely
linked to supervision" (Coelho & Oliveira, 2010, p. 51) and because "it represents one of the key
strategies in forming speculative and collaborative teachers" (Ribeiro, 2009, p. 219). We aim,
therefore, to obtain the opinion of Teachers Appraisers for 1st Cycle of Basic Education about the New
Model of Teaching Performance Assessment, compared to the previous one.
For this, we proceeded to a qualitative research through an exploratory case study, which was
developed by a group of schools in northern Portugal, with teachers belonging to the Curriculum
Department for the 1st Cycle and who were teacher evaluators. For data collection, we used a semistructured
interview to six teacher evaluators. The data collected were processed and analyzed using
the technique of content analysis.
The results allowed us to conclude that teachers did not consider that the new model of
performance evaluation, compared to the previous one, contributed to their professional development.
Constraining factors to the practice of teacher performance evaluation were identified, showing that
the greatest difficulty is not being able to delegate the evaluation to other teachers who are not trained
in evaluation, so, consequently, each reviewer has a high number of teachers to evaluate. It was also
considered that the appraiser must be impartial throughout the entire evaluation process and fair in the
performance of his or her duties. Dissertação de Mestrado em Ciências
da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica