Author(s):
Santos, Ana Rosa Marques dos
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2396
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Sociocultural; Crianças/Proteção; Escola; Educação
Description
As sociedades atuais são cada vez mais complexas. O tempo em que vivemos carateriza-se por um ritmo vertiginoso de mudança. Mudanças sociais, institucionais, familiares, educativas, culturais e tecnológicas, exigindo uma nova cultura organizativa a nível socioeducativo. A Animação Sociocultural, enquanto praxis educativa, tem contribuído, em diferentes contextos, com projetos e programas de intervenção que potenciam a articulação entre as dimensões política, social, cultural e educativa
Este trabalho tem por objeto de estudo conhecer o papel da Animação Sociocultural em grupos em situação de risco na Instituição Maria da Paz Varzim da Póvoa de Varzim. O objetivo principal é avaliar até que ponto a Animação Sociocultural, enquanto «método de intervenção», está presente de forma consciente e intencionada nas dinâmicas dos grupos em situações de risco, perspetivando a Animação Sociocultural como uma pedagogia de proximidade (criação de laços afetivos) com vista a uma comunidade mais justa e solidária. Pretendemos, ainda, compreender de que forma está organizada a integração de crianças em situação de risco na Instituição Maria da Paz Varzim, auscultando as suas opiniões, dos seus encarregados de educação e grupos de amigos em relação às suas vivências/experiências na Instituição.
Assim e após uma revisão da literatura, na primeira parte do estudo, são repensadas questões teóricas-concetuais em relação à Educação e Sociedade, ao papel da Família e das Instituições de Acolhimento na Educação, à inclusão como condição para a igualdade, bem como, consequências e indicadores de maus tratos infantis e fatores de risco.
Na segunda parte, realizamos um trabalho empírico que envolveu os seguintes intervenientes: duas professoras, uma técnica da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ), uma coordenadora do Projeto Arrisca, cinco alunos e duas encarregadas de educação/familiares. A análise dos dados recolhidos possibilitou uma melhor compreensão da temática tendo em consideração a singularidade do contexto.
Por fim, apresentamos os resultados e algumas considerações finais, tendo como base a articulação entre a fundamentação teórica e o trabalho empírico realizado. Societies today are becoming more and more complex. The time we live in is characterized by changes which occur at a very fast pace. Social, institutional, family, educational, cultural and technological changes require a new organizational culture at social and educational levels. As an educational praxis, Socio-cultural Community Development has originated intervention projects and programs in different contexts, promoting a relationship between political, social, cultural and educational dimensions.
The aim with this work is to understand the role that Socio-cultural Community Development plays with groups at risk at the Maria da Paz Varzim Institution in the city of Póvoa de Varzim. The main objective is to assess to what extent Socio-cultural Community Development as a "method of intervention” is intentionally present in the dynamics of groups at risk. In this work, Socio-cultural Community Development is seen as a proximity education programme (to create bonds) which helps build a more just and caring community. Furthermore, the aim is to understand how children at risk are integrated in the Maria da Paz Varzim Institution. For that, some children, as well as their carers and groups of friends, were questioned about their experiences at the Institution.
In the first part of the study, after a review of the literature, several conceptual and theoretical issues are reopened and analyzed in relation to Education and Society, to the role of Family and Childcare Institutions, to inclusion as a condition for equality, as well as consequences and evidence of child abuse and risk factors.
In the second part of the study, an empirical analysis is performed involving the following elements: two teachers, a worker at the Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco – CPCJ (Children and Youth Protective Services), a coordinator of Project “Arrisca”, five students and two carers/family members. The analysis of the collected data provided a better understanding of this theme in a unique context.
Finally, the results and concluding remarks are presented based on the relationship between the theoretical basis and the empirical work done. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Animação Sociocultural