Detalhes do Documento

Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtiv...

Autor(es): Ribeiro, Ricardo André Peixoto cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2383

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Ensino das ciências; Prática pedagógica


Descrição
O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus, em Vila Real. Reflete a prática letiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 7º e 11º anos de escolaridade, respetivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didáticas adotadas na prática, referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e expor os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem utilizados, enfatizando as atividades laboratoriais. O modelo base, desenvolvido para a prática pedagógica utilizada, enquadra-se numa perspetiva construtivista de ensino-aprendizagem. É feita, também, a revisão bibliográfica de dois temas lecionados no 11º ano de escolaridade, “Sistemática dos Seres Vivos” e “Rochas magmáticas”. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na lecionação das unidades de ensino e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende analisar as estratégias, métodos e recursos utilizados, comparando os aspetos positivos, com os aspetos a melhorar, de modo a que no futuro a nossa prática possa evoluir e desenvolver-se. Constam ainda, em anexo a este relatório, as planificações sobre os temas lecionados, assim como apresentações em PowerPoint e vídeos utilizados durante o estágio pedagógico. This report stage, necessary to obtain the master’s degree in teaching Biology and Geology of the 3rd cycle of Elementary and Secondary Education, was based on teaching practice held at School S/3 Morgado Mateus – Vila Real. It reflects the teaching practice held in teaching of Natural Sciences and teaching of Biology and Geology, at 7th and 11th grade, respectively. The aim of this study was theoretically substantiate the options adopted in teaching practice related to a content of Biology and another content of Geology. We also intend to cite the importance of science education for personal and professional development of students and expose the various methods, strategies and resources used for teaching, with emphasis on laboratory activities. The model used for pedagogical practice is based on constructivist perspective of teaching and learning process. It’s also made a literature review about two subjects, taught at 11th grade, "Systematics of Living Organisms" and "Igneous Rocks". In this study is also presented a substantiation of Pedagogical Practice, developed during the phase period and a reflection on it. The presented reflection aims to analyze the strategies, methods, and resources used in pedagogical practice, by comparing the positive aspects with negative aspects, so that in the future, these negative aspects can be improved and developed. Attached to this report, are lesson plans on topics lected, as well other resources used during the teaching practice. Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Favas, Paulo Jorge de Campos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia