Document details

Estratégias de ensino-aprendizagem de orientação construtivista aplicadas ao en...

Author(s): Rodrigues, Ana Cláudia Gonçalves cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2377

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Ensino das ciências; Aprendizagem cooperativa; Prática pedagógica


Description
O presente Relatório de Estágio, necessário para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 Morgado Mateus - Vila Real. O presente relatório reflete o modelo de ensino e as estratégias selecionadas e aplicadas no ensino das Ciências no Ensino Secundário, bem como a fundamentação teórica que suporta a sua seleção e ainda uma reflexão crítica que pondera as vantagens e inconvenientes da sua aplicação. As estratégias aplicadas durante a prática pedagógica enquadram-se na perspetiva construtivista e inserem-se no âmbito das componentes científicas e pedagógicas, possibilitando o desenvolvimento e integração de competências nas diversas áreas do saber, possibilitando deste modo a formação integral dos alunos. Ao longo do relatório, são descritos e caracterizados os métodos usados no decorrer da prática pedagógica, nomeadamente: instrução direta, mapa conceitos, questionamento e métodos de aprendizagem cooperativa, onde se destacam: Jigsaw, Cabeças numeradas juntas e pensar – escrever – formar pares – partilhar. Procedemos ainda à caracterização dos recursos audiovisuais. Os métodos, estratégias e recursos foram aplicados em dois conteúdos lecionados ao longo da prática docente, daí ser elaborada a revisão bibliográfica sobre os temas “Evolução Biológica” e “Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres”, ambos lecionados no 11º ano de escolaridade. É possível ainda encontrar as planificações sobre os temas referidos, elaboradas segundo pressupostos construtivistas e uma reflexão sobre as vantagens e limitações da aplicação dos métodos, estratégias e recursos descritos neste relatório. Este trabalho revela-se de grande importância, no contexto do estágio pedagógico, pois proporciona uma reflexão sobre a prática letiva, promovendo o aperfeiçoamento na aplicação de estratégias e recursos que melhorem o ensino das ciências This report stage, necessary to obtain the master's degree in teaching biology and geology of the 3rd cycle of Elementary and Secondary Education, was based on teaching practice held at School S/3 Morgado Mateus – Vila Real. This report reflects the methods and strategies selected and applied in the teaching of science in secondary education, as well as the theoretical foundation that supports their selection and also a critical reflection that weighs the advantages and disadvantages of their application. The methods and strategies applied during teaching practice fit into the constructivist perspective and fall within the scientific and educational components, enabling the development and integration of competencies in various areas of knowledge, enabling thus the integral formation of the students. Throughout the report, are described and characterized the methods used during the teaching practice, namely: direct instruction, map concepts, methods of inquiry and cooperative learning, where the highlight: Jigsaw, numbered heads together and think - write - form pairs - share. We proceed further characterization of audiovisual resources. The methods, strategies and resources were applied in two content lected throughout the teaching practice, then be prepared to review the literature on themes "Biological Evolution" and "Processes and geological materials important in terrestrial environments," both taught at 11th grade. You can also find lesson plans on topics mentioned, prepared according to constructivist assumptions and reflect on the advantages and limitations of applying the methods, strategies and resources described in this report. This work proves extremely important for the author, it provides a reflection of the whole teaching practice, promoting the improvement in the implementation of strategies, methodologies and resources that improve the teaching of science. Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Favas, Paulo Jorge de Campos
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU