Autor(es):
Afonso, Eulália Maria Carvalho Mesquita
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2225
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Ensino básico 1º ciclo; Prática pedagógica; Professores do básico 1º ciclo; Utilização das tecnologias da informação e comunicação; Materiais didáticos; 37.013(043); 371.3(043)
Descrição
Este trabalho de investigação tem como tema “As práticas do trabalho de projecto com utilização de recursos didácticos nas perspectivas dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico”.
A investigação foi realizada durante o ano lectivo 2010/2011 e envolveu três professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Teve como principal objectivo conhecer as perspectivas que os professores do 1º ciclo tinham em relação à metodologia de trabalho de projecto, em contexto de sala de aula com os seus alunos, e os recursos didácticos utilizados. Utilizámos uma metodologia de investigação qualitativa, com o estudo exploratório das perspectivas dos três professores, através da entrevista semi-estruturada e da recolha de planificações das suas aulas.
Dos dados recolhidos e analisados, pudemos verificar que todos os professores referiram utilizar a metodologia de trabalho de projecto nas suas práticas pedagógicas, principalmente na área curricular não disciplinar de “Área de Projecto”. Mas, também disseram que o trabalho de projecto era articulado com as outras áreas do saber. Pudemos verificar que alguns participantes tinham uma visão pouco clara do que é o trabalho de projecto. Também nos foi possível detectar alguns constrangimentos apresentados pelos professores a nível dos recursos didácticos, principalmente no que toca às novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Pudemos ainda constatar que, para eles, os recursos existentes nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico são parcos, o que dificulta o trabalho de projecto. This research has as its theme “The practices of Project work with the use of educational resources on the perspective of Primary School teachers”.
The research was conducted during the 2010/2011 school year and involved three Primary School teachers. Its main objective was to understand the Primary School teachers’ perspectives about the project work methodology, in the classroom with their students, and the didactic resources used. A qualitative research methodology was used, with an exploratory study of the perspectives of the three teachers, through semi-structured interviews and through the collection of their lesson plans.
From the analysed and collected data, it was possible to verify that all the teachers reported using the Project work methodology in their teaching, especially in the non-disciplinary curricular area of “Project Area” However, they reported that the Project work was coordinated with the other areas of knowledge It was also possible to verify that some participants had an unclear vision of what Project work is. Besides that, it was possible to detect some constraints presented by the teachers concerning the didactic resources, especially in what relates the Communication and Information Technology It was also possible to observe that, for these teachers, the existing resources in Primary Schools are scarce, which makes the project work difficult. Dissertação de Mestrado em Educação/Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Ferreira, Carlos Alberto; Escola, Joaquim José Jacinto