Autor(es):
Dinis, Maria Ribeiro Ezequiel
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2219
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Educação; Instrução; Família; Escola; Sociedade; Valores; Animação sociocultural; Aprender a ser; Parcerias; 37(043)
Descrição
As sociedades modernas, cada vez mais, parecem delimitar o seu horizonte de preocupação a questões do foro político e económico. Por sua vez, a mudança, tornando-se demasiado rápida, converteu-se no eixo central em torno do qual gravitam as nossas vidas, reduzindo o Ser Humano a mero instrumento numa tentativa desenfreada de acompanhar as profundas transformações resultantes dos constantes avanços da Ciência e da Tecnologia.
Neste contexto, algo conturbado e desorientado na procura incessante de respostas que satisfaçam, em tempo real, os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente consigo própria, a Educação assume um papel preponderante não só na preparação escolar e profissional dos jovens, como também na missão de Educar para os Valores.
É nesta perspectiva de conciliação ou de complementaridade entre estas duas variáveis dicotómicas que a Animação Sociocultural pode contribuir para a revitalização dos valores essenciais, concorrendo desta forma para o desenvolvimento integral dos jovens, enquanto futuros cidadãos. More and more modern societies seem to delimit their horizons of worries and questions to the political and economic domain. On the other hand, change, converted itself in the central axis around which our lives gravitate, reducing human beings to mere instruments, in a frantic attempt to follow the deep changes resulting from permanent advance of science and technology.
In this somehow troubled context, searching for responses that satisfy, in real time, the challenges of a more demanding society, Education assumes a more and more preponderant role not only in school and professional training of youngsters, but also in the mission of educating for values.
It’s in this perspective of conciliation or complementariness between these two dichotomic variants that social and cultural activities can contribute to revitalize essential values, co-operating, this way, to the full development of youngsters as future citizens. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Animação Sociocultural