Author(s):
Pereira, Hugo Miguel Vieira
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2217
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Exercícios físicos; Sucesso escolar; Insucesso escolar; Género; 796(043); 371.21(043)
Description
A prática de exercício físico e rendimento escolar são aspetos importantes na vida das crianças e adolescentes. Porém, se por um lado a importância atribuída ao exercício físico tem vindo a aumentar devido ao contributo para o seu desenvolvimento, por outro lado o insucesso escolar é ainda um problema no sistema educativo português. O presente estudo foi realizado com o objetivo de verificar a relação entre a prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar e verificar se esta influência difere de acordo com o género. A amostra do estudo é constituída por 407 alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Vila Cova da Lixa. Destes 152 (37,35%) frequentam o 10ºano, 144 (35,38%) o 11º ano e 111 (27,27%) o 12ºano. Por sua vez, 138 (33,91%) são do género masculino e 269 (66,09%) do género feminino. As suas datas de nascimento estão compreendidas entre 1990 e 1995. Em relação à prática de exercício físico, 276 (67,8%) não praticam e 131 alunos (32,19%) praticam, destes últimos 66 (47,83%) são do género masculino, enquanto que 72 (24,16%) são do género feminino. Para a recolha de dados foi entregue um questionário constituído por três partes, destinando-se a primeira à caraterização pessoal, a segunda a caraterizar a Prática Desportiva de cada um e a terceira pretende caraterizar a Vida Escolar. O tratamento dos dados fez-se com recurso a uma folha de cálculo Microsoft Office Excel 2007 do Windows e, posteriormente, foram analisados com recurso à análise estatística descritiva.Com base nos resultados provenientes da aplicação do instrumento conclui-se que, na amostra em estudo, os alunos que não praticam exercício físico apresentam maior percentagem de respostas favoráveis para a maior parte dos parâmetros incluídos na avaliação do sucesso escolar, apesar de as diferenças percentuais não serem muito acentuadas. Em relação à diferença entre géneros, os resultados do estudo mostram que as raparigas que praticam exercício físico apresentam maior percentagem de respostas favoráveis nos parâmetros relativos ao sucesso escolar do que as que não praticam, enquanto que no género oposto a relação é inversa, ou seja, são os rapazes que não praticam exercício físico que apresentam maior percentagem de respostas favoráveis em relação aos parâmetros contemplados para o sucesso escolar. Physical exercise and academic achievement are important aspects in children and teenagers’ life. However, if on the one hand the importance given to physical exercise has increased due to the contribution to their development, on the other hand academic failure is still a problem in the Portuguese Educational System. The present study was pursued in order to understand whether there is a connection between the practice of physical exercise as an extra-curricular activity and the success or failure at school and to verify if this influence differs according to the genre. The sample of the study is constituted by 407 students from the Secondary School of Lixa. 152 (37,35%) of these students were 10th grade students, 144 (35,38%) were from the 11th grade, and 111 (27,27%) were from the 12th grade. The group was formed by 138 males (33,91%) and 269 females (66,09%). Their birthday dates range between 1990 and 1995. In relation to the practice of physical exercise, 276 (67,8%) students do not practise it and131 (32,19%) do it, from the last ones 66 (47,83%) are males and 72 (24,16%) are females. To gather the required data a three parts inquiry was hand out. The first part was related to personal characterization, the second intended to characterize the habits of physical exercise practice and the third aimed to characterize life at school. The analysis of all the data was done using the Windows Microsoft Office Excel 2007 and through the descriptive statistics analysis. Based in the outcomes of the application of the instrument the main conclusions show that, in the study’s sample, the students who do not practice physical exercise present a higher percentage of favorable answers to most part of the parameters included in the evaluation of academic achievement, although the difference in percentage is not very high. In relation to the difference between genres, the results of the study reveal that the girls who practise physical exercise present a higher range of positive answers in relation to the parameters related to school success than those who do not practice it whereas boys have opposite answers, i.e., the boys who do not endure physical exercise present a higher percentage of positive answers in relation to the parameters related to academic achievement. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário