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Auto-percepção e auto-estima em adolescentes masculinos nos desportos de aventu...

Autor(es): Amorim, Sara Patrícia da Silva cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2216

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Desporto de aventura; Atividade física; Autoestima; Autoperceção; Adolescentes; 796.5(043); 37.03(043)


Descrição
O Desporto de Aventura tem-se descrito como uma actividade em desenvolvimento, atraindo cada vez mais pessoas interessadas nas actividades físicas e com maior procura no sector lúdico e recreativo e até mesmo existentes no âmbito escolar. A prática de actividade física influência o bem-estar físico, mental e social, exibindo um bem-estar psicológico superior ao dos indivíduos não praticantes. Uma auto-percepção positiva é o efeito de uma combinação de factores sociais, psicológicos e fisiológicos. Esta percepção pode ser aumentada através da actividade física, ao mesmo tempo que adquire uma melhor qualidade de vida. O principal objectivo desta investigação foi avaliar, compreender e explicar os efeitos de um Programa de Desporto Aventura na auto-estima e na auto-percepção em adolescentes masculinos em meio escolar. Para o efeito recorreu-se à aplicação de dois instrumentos (PAPC-CJ e PIP-CJ), numa versão traduzida por Bernardo e Matos (2003) numa amostra de 75 sujeitos (34 sujeitos referentes ao grupo experimental e 41 relativos ao grupo controlo). Neste estudo, utilizámos a análise descritiva, na qual os resultados dos valores do teste de Kolmogorov-Smirnov nos possibilitaram validar a normalidade da amostra. Os resultados obtidos nesta investigação mostram que: i) o grupo experimental apresenta melhorias, apesar de não serem significativas, na auto-estima global, em virtude do Programa de Desporto Aventura; ii) evidencia-se uma melhoria, no grupo experimental na auto-estima corporal bem como uma melhoria estatisticamente significativa em todas as suas dimensões (CORPO, FORÇA, DIMENSÃO e DESPORTO); iii) os sujeitos do grupo experimental apresentam mudanças significativas na importância atribuída à auto-estima corporal, excepto na condição física; iv) o grupo controlo, contrariamente ao que tínhamos indicado, teve resultados inferiores em certas dimensões avaliadas quando relacionadas com o grupo experimental. Adventure Sport has described itself as a developing activity, attracting more and more people to sports activities, with increasing demand in the leisure and recreational sector and also in scholar environment. Physical activity influences the human physical, mental and social wellbeing; subjects who practice it, have a higher psychological wellbeing than those who don’t practice sports. A positive self-perception it’s the effect of a social, psychological and physiological factors combination. This perception can be increased through physical activity, improving life’s quality at the same time. The main goal of this research was to evaluate, understand and explain the effects of an Adventure Sports program to the self-esteem and self-perception of male teenagers in scholar environment. To achieve this goal, we applied two instruments (PAPC-CJ and PIP-CP), in a translated version from Bernardo and Matos (2003), in a sample of 75 subjects (34 subjects referring to the experimental group and 41 subjects referring to the control group). In this research we used descriptive analysis in which the results of the Kolmogrov-Smirnov’s Test values make it possible to validate the normality of the sample. The results obtained in this research show that: i) the experimental group shows improvements in global self-esteem, though not very significant, because of Adventure Sport Program; ii) the experimental group shows significant improvements in body self-esteem, in all of its dimensions (body, strength, dimension and sport); iii) the subjects of the experimental group show significant changes to the importance given to the body self-esteem, except in the physical condition; iv) comparing both groups, the control group, against all odds, achieved lower results in some of the evaluated dimensions. Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Quaresma, Luís Felgueiras e Sousa
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