Author(s):
Cruz, Lígia Manuela Lima
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2212
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Aptidão física; Obesidade; Excesso de peso; 796(043); 612.39(043)
Description
A prevalência de sobrepeso e obesidade infantil tem vindo a ser discutida de forma ampla no mundo actual. De forma a verificar o estado de saúde de crianças nos últimos anos, os profissionais de educação física têm recorrido à avaliação da aptidão física como forma indirecta de análise dessa condição.
O alvo principal do presente estudo foi relacionar a obesidade e a aptidão física em crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Especificamente pretendeu-se: (I) Descrever a prevalência da obesidade, o IMC e a aptidão física da amostra total; (II) Comparar a aptidão física segundo a prevalência da obesidade; comparar a aptidão física segundo o género; comparar a aptidão física segundo o ano de escolaridade; (III) correlacionar a idade, peso, altura e IMC com a aptidão física.
A amostra foi constituída por 227 crianças do concelho de Viana do Castelo com idades compreendidas entre os 6 e 13 anos (126 correspondentes ao sexo masculino e os restantes 101 ao feminino). Para o critério de obesidade e excesso de peso, foi utilizada a distribuição do índice de massa corporal com base nos pontos de corte de Cole et all., 2000. A aptidão física dos alunos foi avaliada com base na aplicação dos testes recomendados por Guedes & Guedes (1997).
Em crianças dos 5 aos 13 anos de idade, a prevalência de excesso de peso e obesidade são respectivamente 22.90 % e 12.30%. No que respeita aos valores médios de IMC, de referir que, tendo em conta os valores de referência propostos por Cole et all, a amostra apresenta valores bastante elevados, 17.39 ± 2.71 para os rapazes e 18.18±2.70 para as raparigas.
Relativamente às componentes da aptidão física, os resultados revelam desempenhos superiores no grupo normoponderal, quando comparado com o grupo dos obesos. De modo semelhante, o desempenho do género masculino é globalmente superior ao feminino. Os níveis de aptidão física revelam-se superiores em anos de escolaridade mais avançados. The prevalence of overweight and obesity in children has been discussed widely in the world today. In order to check the health status of children in recent years, physical education teachers have resorted to the assessment of physical fitness as an indirect analysis of this condition.
The main aim of this study was to relate to obesity and physical fitness in children in primary education. Specifically it was intended: (i) to describe the prevalence of obesity, BMI and physical fitness of the total sample, (ii) to compare the physical fitness according to the prevalence of obesity, to compare the physical fitness according to gender, to compare the physical fitness according to school year grade, (iii) to correlate age, weight, height and BMI with the physical fitness.
The sample consisted of 227 children in the municipality of Viana do Castelo aged between 6 and 13 years (126 males and 101 females). For the criteria for obesity and overweight, we used the distribution of body mass index based on cutoff points of Cole et all., 2000. Physical fitness of students was assessed based on the application of the tests recommended by Guedes & Guedes (1997).
For children from 5 to 13 years of age, the prevalence of overweight and obesity was respectively 22.90% and 12.30%. With regard to mean BMI scores, noted that, taking into account the reference values proposed by Cole et all, the sample shows very high values, 2.71 ± 17:39 for boys and 18:18 ± 2.70 for girls.
For the components of physical fitness, the results show a superior performance in the normoponderal group when compared with the obese group. Similarly, the performance of the male gender is generally superior to the female performance. The fitness levels prove to be higher in more advanced school year grades. Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, especialização em Desenvolvimento da Criança