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Os mediadores dos cursos EFA de nível secundário enquanto supervisores: estudo ...

Autor(es): Soares, Margarida Maria Vilhena cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2204

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Educação de adultos; Supervisão pedagógica; Novas oportunidades; 374.7(043)


Descrição
Este trabalho teve o propósito de verificar de que modo os mediadores dos cursos EFA - NS (Educação e Formação de Adultos, de Nível Secundário) exercem as funções de supervisão inerentes ao cargo, uma vez que os novos normativos legais publicados ampliaram o processo de autonomia das escolas e as funções da supervisão. Para a concretização do estudo adoptámos uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso, de natureza qualitativa, numa Escola Secundária/3 do distrito de Vila Real, com a intervenção de dois mediadores de dois cursos EFA - NS. Para o enquadramento teórico, partimos de temas actuais da supervisão e da educação de adultos e das bases determinadas nos normativos publicados. Constituímos como objectivos principais deste estudo os seguintes: Investigar, a partir da análise de documentos, o papel supervisivo inerente à função de mediador dos Cursos EFA, de Nível Secundário; Inferir, a partir da análise do discurso e da prática dos mediadores, a forma como concebem o seu papel enquanto supervisores; Analisar congruências e incongruências entre o discurso dos mediadores, a sua prática e a legislação que a regulamenta. Para a consecução dos objectivos, observámos duas reuniões das equipas pedagógicas de dois cursos EFA, de Nível Secundário, e procedemos à realização de uma entrevista semi-estruturada a cada um dos mediadores intervenientes. Os resultados obtidos levam-nos a concluir que os mediadores que participaram neste estudo actuam, no desempenho das suas funções, de uma forma tendencialmente empírica e que a assunção do exercício da supervisão está mais presente nos seus discursos do que nas suas práticas. Parecem ainda evidenciar uma ideia pouco clara do conceito de supervisão que, a nosso ver, se reflecte na operacionalização das funções de mediação previstas nos normativos legais em vigor. The aim of this paper is to determine whether the facilitators of the EFA-NS courses (Education and Training of Adults, Secondary Level) carry out the supervisory functions required of them, considering that the new published legal norms have increased the autonomy of schools, as well as their supervisory functions. The research methodology used for the study was based on a qualitative case study of a Secondary School in the district of Vila Real, with the participation of two facilitators from two EFA-NS courses. Present topics related to supervision and adult education, combined with the current framework determined by legislation, were used as the basis for the theoretical framework. The main objectives of this study were the following: To study the supervisory role inherent to the function of a facilitator in the EFA Courses at the Secondary Level through a review of the literature; To infer how they understand their role as supervisors, by analysing the discourse and practice of the facilitator; To analyse similarities and contradictions between the discourse of the mediators, their practice and the legislation that regulates their work. In order to achieve our aims, two pedagogical meetings of two EFA courses at the secondary level were observed and a semi-structured interview was carried out with each of the facilitators involved. The final results have led us to conclude that the facilitators who participated in this study tend to act in an empirical way and that the actual supervisory function is more present in their discourse than in their practice. They also show evidence of a poor knowledge of the concept of supervision which, in our opinion, is reflected in their functions as facilitators as defined by the current legislation. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na Especialidade de Supervisão Pedagógica
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Maria Helena Santos; Loureiro, Armando Paulo Ferreira
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