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Actividades de marketing e orientação para o mercado: efeitos ao nível económic...

Author(s): Correia, Ricardo Jorge Vieira cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2175

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Marketing; Orientação para o mercado; Performance económico-financeira


Description
O grau de orientação para o mercado do meio empresarial tem suscitado um grande interesse, ao longo dos últimos anos, ocupando um lugar de destaque ao nível da formulação da estratégia de marketing. A constante mutação e desenvolvimento do ambiente económico tem acentuado o interesse na investigação empírica neste domínio nos mais variados contextos. Com o intuito de colaborar com a importância deste tema, o presente estudo apresenta uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de orientação para o mercado como alguns dos factores condicionantes da performance económicofinanceira das micro e pequenas e médias empresas dos distritos de Vila Real e de Bragança. A primeira parte aborda de uma forma teórica os conceitos relacionados com esta temática e foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica onde se procuraram identificar e analisar as várias perspectivas existentes bem como as verificações empíricas mais relevantes. A segunda parte foi desenvolvida em função do trabalho empírico que resultou da recolha de dados primários através de entrevistas a administradores das empresas contactadas. Através da investigação foi possível caracterizar o tecido empresarial da região, identificar os tipos de acções de marketing desenvolvidos pelas empresas constantes da amostra, analisar o grau de orientação para o mercado revelado pelos decisores e avaliar o impacto da aplicação destes instrumentos no desempenho económico-financeiro das empresas. As conclusões mais relevantes desta investigação centram-se na verificação de que: • O marketing é visto como um acessório que não tem merecido por parte das empresas uma atenção consubstanciada em acções efectivas que se possam considerar estratégicas; • A intensidade competitiva e a turbulência de mercado influenciam a performance; • O processo de geração de informação de mercado, tido como um dos preceitos de um comportamento orientado para o mercado, apresenta uma relação positiva com o desempenho económico-financeiro das empresas. The degree of market orientation of the business environment has attracted great interest over the past few years, occupying a prominent place in the formulation of the marketing strategy. The constantly changing and developing of the economic environment has heightened the interest in empirical research in this area in several contexts. In order to cooperate with the importance of this issue, we present an investigation into the marketing, competitive intensity, market turbulence and the degree of market orientation as some of the factors explaining the economic and financial performance of micro and small and medium-sized enterprises in the districts of Vila Real and Bragança. The first part deals in a theoretical concepts related to this issue, and was developed through a literature review which sought to identify and analyze the various perspectives as well as the existing empirical findings more relevant. The second part was developed on the basis of empirical work that resulted from the collection of primary data through interviews with managers of the companies. Through this research, it was possible to characterize the firms of this region, identify the types of marketing activities undertaken by the firms in the sample, analyze the degree of market orientation revealed by the decision and evaluate the impact of these instruments in the economic and financial performance companies. The most relevant conclusions of this research are: • The marketing is seen as an accessory that has not been given by the companies attention embodied into effective action that can be considered strategic; • The competitive intensity and market turbulence influence the financial performance; • The process of information generation market, considered one of the precepts of a market-oriented conduct, has a positive relationship with the economic and financial performance of companies. Dissertação de Mestrado em Economia das Organizações
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Teixeira, Mário Sérgio Carvalho
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