Autor(es):
Silva, Ana Sofia Pinto da
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2154
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Aplicações multimédia; Viticultura; Ferramentas de autoria; Interatividade; 004.5(043); 634.8(043)
Descrição
Há cada vez mais pessoas a utilizar aplicações multimédia com o objectivo de adquirir informações/conhecimentos. Estas aplicações facilitam a obtenção rápida e simples de informações, de forma dinâmica e interactiva. Existem aplicações multimédia nas mais variadas áreas de actividade humana, como educação, lazer e entretenimento, comércio, divulgação de informação, ideias ou serviços, e para os mais variados públicos, desde aplicações para crianças a aplicações para adultos. As aplicações multimédia interactivas são constituídas por vários tipos de media, como por exemplo, texto, imagem, áudio, vídeo e animação. Estes media combinados transmitem informações de modo dinâmico, que atrai a atenção dos utilizadores e facilita a retenção de conhecimentos.
Contudo, para o desenvolvimento de aplicações multimédia eficientes e de fácil utilização, são necessários conhecimentos relativamente a conceitos como usabilidade de interfaces, multimédia, interactividade, interface e ferramentas de autoria. As aplicações que respeitem os princípios relativos a estes conceitos têm como principais características a facilidade de utilização, interfaces intuitivas, são úteis, eficientes, atractivas, tanto no que respeita aos conteúdos como à sua apresentação, possuem conteúdos organizados, design simples e atractivos, texto claro e de fácil de entendimento, entre outros.
A aceitação destas aplicações por parte do público‐alvo depende, grande parte, da fácil utilização destas aplicações, de uma boa organização e atractividade dos conteúdos, da atractividade da interface, da eficiência e da sua utilidade.
No sentido de verificar a aceitação do público em relação a aplicações com as características apresentadas, foi desenvolvida uma aplicação multimédia interactiva à qual foi aplicado um inquérito.
A aplicação tem como tema a viticultura e como público‐alvo viticultores e outras pessoas interessadas na área. Esta aplicação combina vários tipos de media para apresentar as diversas intervenções a realizar na vinha e os fenómenos que acontecem ao longo do ano. Para verificar a sua aceitação por parte do público‐alvo foram elaborados testes na forma de inquéritos. Estes testes permitiram verificar se a aplicação respeita os objectivos propostos, ou seja, se é uma aplicação de fácil utilização, eficiente, útil para o público‐alvo e atractiva tanto na sua apresentação como nos seus conteúdos. There are more and more people using multimedia applications with the aim of acquiring information/knowledge. With these multimedia applications we can get information in a quick, simple, dynamic and interactive way. There are multimedia applications of different areas such as education, entertainment, commerce, and information. These applications can be used by people with different ages. The interactive multimedia applications combine various types of media, such as text, image, audio, video and animation. These combined media transmit information in a dynamic way which attracts the attention of users and facilitates knowledge retention.
However, to develop multimedia applications efficient and easy to use it is necessary knowledge about interface usability, multimedia interactivity, interface and authoring software. The applications that follows the characteristics of this concepts will be easy to use, useful, efficient, attractive, it will have intuitive interfaces, organized contents, simple and attractive design and basic text, etc.
If applications have these characteristics, audience will enjoy using them. To verify this, an interactive multimedia application was developed.
The application developed is about viticulture and his target audiences are enology and agronomic students and wine‐growers. This application combines different types of media to present diverse interventions in vineyard through the year. To verify it acceptation from target audience, a questionnaire test was done. This questionnaire allowed us to verify if this application is easy to use, efficient, useful and attractive, in other words, if it accords with the objectives. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia