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Segurança rodoviária em vias com elevado fluxo de tráfego: estudo da sinistrali...

Author(s): Freire, Sérgio Alexandre Eusébio cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/2122

Origin: Repositório da UTAD

Subject(s): Segurança rodoviária; Sinistralidade; Infra-estrutura rodoviária; 625(043)


Description
O presente trabalho de investigação pretende caracterizar e analisar as condições de segurança relativas à circulação e ao cruzamento de veículos em estradas com elevado volume de tráfego desenvolvidas em ambiente interurbano. O reconhecimento das circunstâncias em que se processa um elevado número de acidentes rodoviários, nomeadamente em troços já identificados e referenciados como locais de potencial risco, permite estabelecer os contornos físicos e as linhas de comportamento que, manifestamente, estão na origem dessas ocorrências. O levantamento deste tipo de informação quer através dos registos de sinistralidade rodoviária quer através de mecanismos de inquirição e monitorização dos pontos de conflito possibilita a identificação dos principais factores de sinistralidade e a avaliação do nível de segurança rodoviária segundo as variáveis infraestruturais, de tráfego e de comportamento humano. O objectivo final deste estudo prende-se com a criação de um modelo de avaliação da necessidade de intervenção da infra-estrutura rodoviária baseado, sobretudo, na análise da sinistralidade e na observação dos comportamentos e nos relatos dos condutores-utilizadores de um determinado traçado. A abordagem procedimental foi aplicada ao cruzamento das vias EN237 e EN1/IC2 e demais pontos de cruzamento alternativo junto dos quais se processam, coercivamente, inúmeras manobras de inserção e inversão do sentido de marcha para integração do fluxo de tráfego prioritário (Pombal, km 149+900 da EN1/IC2). A formulação utilizada pondera o peso relativo de cada variável em estudo na definição do nível de segurança e quantifica a urgência do processo de intervenção para reduzir a frequência e a gravidade das ocorrências acidentais observadas ao longo do troço em análise podendo ser aplicada, por analogia, a outros pontos de intersecção onde exista uma forte penalização das correntes de tráfego não prioritárias e seja possível recorrer a manobras de cruzamento alternativas junto de acessos locais ou entradas particulares marginais às vias. The aim of this research work is to characterize and analyze the safety conditions relating to the movement and crossing of vehicles on inner city roads with high traffic volumes. The recognition of the circumstances in which a large number of road accidents occur, particularly on sections already identified and reported as potential risk sites, allows the identification of the physical contours and driver's behaviours which, clearly, are the origin of such occurrences. The survey of this type of information either through the records of road fatalities or by inquiring and monitoring mechanisms applied in conflict points, allows the identification of the main factors of accidents causes and the assessment of road safety level using infrastructural, traffic and human behavior variables. The main objective of this study is the development of a model for accessing the intervention needs by the road infrastructure based, especially, on accidents analysis and the observation of behaviors and reports of drivers-users of a certain road. The routine approach was applied on EN237 and EN1/IC2 road intersection and other alternative crossing points where occur, coercively, numerous insertion and u-turn maneuvers for priority traffic flow integration (Pombal, km 149+900 of EN1/IC2). The formulation used takes into account the relative weight of each studied variable in the definition of the level of safety of intersection places and evaluates the intervention level for reduction of the frequency and severity of injury occurrences verified over the studied section and may be applied, by analogy, to other points of intersection where subsist a strong penalization of non priority flow and where is possible to choose alternative crossing maneuvers near local access roads or private property entries. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ramos, Luís Manuel Morais Leite; Real, Carlos Manuel Magalhães
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