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Soluções Técnicas para Sinalização de Rotundas: Uma Abordagem Alternativa

Autor(es): Faria, Márcio André Brites cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/2104

Origem: Repositório da UTAD

Assunto(s): Sinalização rodoviária; Rotundas; Segurança rodoviária; Projecto rodoviário; 625(043)


Descrição
A utilização de rotundas tem vindo a crescer progressivamente, decorrente das inúmeras vantagens que apresentam e que as destacam das demais soluções tradicionais de nível, facto geralmente corroborado por níveis de segurança elevados, sendo que perante situações específicas, estes ainda podem ser incrementados através da introdução de um conjunto de sistemas e esquemas de sinalização que, através das suas mais variadas vertentes, designadamente a sinalização vertical, horizontal e demais elementos complementares de regulação, aviso e de guiamento, permitem potenciar a eficácia na utilização das rotundas, actuando directamente no elemento fundamental, o condutor. A difusão generalizada desta solução rodoviária tem determinado a aplicação de esquemas de sinalização mais complexos, contribuindo para uma prática reiterada de soluções extremamente heterogéneas e que frequentemente desrespeitam as regras e normas gerais em vigor, nomeadamente o Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST), o Código da Estrada (CE) e restantes Normas de Sinalização da extinta Junta Autónoma de Estradas (JAE). Tal facto tem justificado a definição de esquemas de sinalização específicos, tendo a Nota Técnica da Direcção Geral de Viação em 2004, constituído uma acção determinante, embora se revele incompleta relativamente às restantes componentes de sinalização pelo que facilmente se identifica uma janela de oportunidade para um trabalho de complemento relativamente a esta matéria. De igual forma a legislação de diversos países, tem vindo a ser alvo de constantes aperfeiçoamentos associados a uma aposta vincada no desenvolvimento de novos esquemas de sinalização de forma específica para aplicação em rotundas, embora com a devida versatilidade de modo a serem facilmente aplicáveis em qualquer ambiente e sob vários contextos, procurando minimizar o impacto da introdução deste tipo de intersecção no normal ambiente rodoviário à custa da potenciação dos elementos de sinalização. O presente estudo pretende, deste modo, efectuar uma análise crítica, sobre a legislação e os diferentes esquemas de sinalização, nacionais e internacionais aplicáveis a rotundas, designadamente a sinalização horizontal, sinalização vertical e equipamento de guiamento e balizagem, partindo de base da análise criteriosa de um caso de estudo específico (Praça Rotária - Leiria). Este, conjuntamente com a experiência rodoviária facultada pelos usuais utilizadores/condutores, permitirá formular regras/normas que possibilitam de forma clara e inequívoca incrementar o nível de segurança nas rotundas, lançando as bases para que as entidades competentes reconheçam a sua importância e assumam este trabalho como um contributo decisivo na prossecução de documentação verdadeiramente específica relativamente à sinalização de rotundas. The use of roundabouts has been growing steadily, due to the numerous advantages offered comparatively to other traditional solutions, such as higher levels of safety, that can still be increased by introducing a set of systems and signaling schemes, through its many dimensions, including vertical signs, horizontal and other complementary elements of regulation, advice and guidance, allow to enhance efficiency in the use of roundabouts, acting directly on the key element that is the driver. The spread of this road solution has led to more complex signaling schemes, contributing to a consistent practice of extremely heterogeneous solutions and often disregarding general rules, such as notably the Regulation of Signaling Traffic (RST), the Highway Code (CE) and other standards in signaling of the former Autonomous Council Road (JAE). This has justified the definition of specific signaling schemes, and the Technical Note of the Directorate General for Traffic in 2004 constituted a decisive action, although it appears incomplete on the remaining signaling components, thus identifying a window of opportunity for a completion of work on this issue. Similarly the law in several countries, has been the target of constant improvements that seek to develop new signaling schemes specifically for use in roundabouts, although with proper versatility so as to be easily applicable in any environment and under various contexts, seeking to minimize the impact of introducing this type of intersection in the normal everyday road by maximizing the capabilities of the signaling elements. This study should thus make a critical analysis on legislation and the different signaling schemes, national and international regulations to roundabouts, including markings, road signs and buoys and guiding equipment, starting from the base of detailed analysis of a specific case study (Square Rotary - Leiria). This, together with the experience provided by the usual road users/drivers, will allow the formulation of rules/regulations that clearly and unambiguously provide an increase in the level of safety at roundabouts, laying the groundwork for the authorities to recognize their importance and take this work as a decisive contribution in the pursuit of truly specific documentation regarding the signage of roundabouts. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Ramos, Luís Manuel Morais Leite; Silva, João Pedro Cruz da
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