Author(s):
Serapicos, Roberto Carlos do Nascimento
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10348/1462
Origin: Repositório da UTAD
Subject(s): Actividade Física; Animação para a 3ª Idade; Exercício Físico; Idosos; Envelhecimento; Qualidade de Vida; Saúde; Mos Sf-36; Physical Activity; Animation for Elderly People; Physical Exercise; Aged People; Ageing; Life Quality; Health
Description
O presente estudo teve como principal objectivo identificar o grau de influência da Actividade Física na Qualidade de Vida em indivíduos com mais de 65 anos, de ambos os géneros, tendo em conta a sua saúde.
Para este estudo foi utilizada uma amostra constituída por n=42, dos quais 21 são do género masculino e 21 são do género feminino, cuja média de idades é de aproximadamente 83 anos (média=82,7). Do total da amostra a grande maioria dos participantes respondeu que pratica exercício físico, mais concretamente 85,7% (n=36). Por outro lado, o equivalente a 14,3% (n=6) afirmou não realizar Actividade Física.
De acordo com a aplicação do questionário SF-36, os resultados indicaram que a Actividade Física contribui para uma melhor qualidade de vida.
Concluímos que os idosos que praticam Actividade Física têm uma melhor percepção do estado de saúde de uma forma geral, o que consideramos uma melhor qualidade de vida.
A frequência da prática de Exercício Físico é uma das variáveis que está relacionada com a qualidade do estado de saúde, tanto na componente física como mental.
Foram também realizadas entrevistas a distintos profissionais que trabalham com a terceira idade, de forma a conhecer as opiniões e importância de uma equipa multidisciplinar relativamente a uma melhor qualidade de vida nos idosos.
Verificamos que é fulcral a existência de equipas multidisciplinares, visto que promovem a socialização e a participação de todos, individual e colectivamente e a sua integração através de novas actividades, que conduzem à manutenção da sua vitalidade física e mental.
Constatamos, ainda, a extrema importância da animação e do animador sociocultural no contexto em que decorreu o trabalho empírico nesta instituição, proporcionando e desencadeando actividades e animação dos tempos livres, pois têm um papel interventivo a vários níveis, o qual permite realizar e incutir um conjunto de práticas sociais que geram processos dinâmicos de participação com a finalidade de promoção e desenvolvimento a nível pessoal, social, cultural e educativo. This study had as main goal the identification of the degree of influence of Physical Activity on the quality of life of individuals with more than sixty-five years old, of both genders, bearing in mind their health.
For this study it was used a sample of n=42, 21 male and 21 female, whose average age is about 83 years old (average=82,7 ). From the whole sample, the biggest amount of participants answered that they practice Physical Exercise, more specifically 85,7 % (n=36). On the other hand, the equivalent of 14,3 % (n=6) asserted that they do not to do any Physical Activity.
According to the application of the questionnaire SF-36, the results indicated that Physical Activity contributes for a better quality of life.
We conclude that the elderly who practice Physical Activity have a better perception of their health in a general way, which we consider a better quality of life.
The frequency of Physical Exercise practice is one of the variables that is related to the quality of health, both in the physical and mental component.
Interviews to distinguished professionals who work with elderly people were also carried out in order to know the opinions and the importance of a multidisciplinary team relatively to a better quality of life in aged people.
We verified that the existence of multidisciplinary teams is essential, since they promote the socialization and the participation of all, individually or collectively and their integration through new activities, that lead to the maintenance of their physical and mental vitality.
We verified the extreme importance of Animation and of the Sociocultural Animator in the context in which the empirical work took place in this institution, providing and unchaining free time activities and animation, because they have an interventive role at several levels, which allows to make and instill a set of social practices that generate dynamic processes of participation in order to promote and develop the personal, social, cultural and educational levels. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação e Especialização em Animação Sociocultural