Autor(es):
Barbosa, Verónica Raquel Leal
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/1410
Origem: Repositório da UTAD
Descrição
A formação de educadores/professores implica que, cada vez mais, estes futuros
profissionais estejam munidos de um conjunto de instrumentos que lhe possibilitem
uma melhor interacção com os grupos de crianças com quem irão trabalhar, sendo o
período de estágio o momento propício para porem em prática os conhecimentos
adquiridos. Foi com base nestas premissas e face às necessidades ao nível do
desenvolvimento pessoal e social por nós detectadas no início do estágio nas crianças
que constituíram a nossa área de intervenção, que nos questionámos sobre a forma como as aprendizagens das crianças em espaço educativo são valorizadas, nomeadamente no que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal e social, quando se recorre a actividades de animação. Foi neste contexto e como forma de obtermos respostas para esta questão inicial, que desenvolvemos o projecto de investigação denominado
“Animação e desenvolvimento pessoal e social em espaço educativo”, assente numa
metodologia de investigação-acção, uma abordagem de carácter qualitativo, que se
orienta para o aperfeiçoamento, mediante a mudança e para a aprendizagem, a partir das
consequências das mudanças. Pô-lo em prática exigiu conhecer bem o perfil dos grupos
de crianças, obter uma visão mais ampla sobre a problemática, planificar e desenvolver um conjunto de actividades lúdico-educativas que fossem no sentido de conseguirmos os objectivos que nos propúnhamos e que, de um modo geral, tinham a ver com o seu desenvolvimento pessoal e social. A avaliação final possibilitou-nos concluir que desenvolver actividades com recurso a técnicas de animação facilita a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e social das crianças, na medida em que estas se sentem mais motivadas e por isso se implicam mais nas actividades e na sua relação com o outro. The training of teachers and staff implies that, more and more, these future
professionals are provided with a set of tools that enable them to interact better with
groups of children, with whom they work, being the probationary period the right
moment to put in practice the knowledge acquired. It was based on these assumptions
and needs in terms of personal and social development, detected in early stage in
children who became our target area that we questioned on how the learning of children
in the educational space is valued, particularly regarding their personal and social
development, when appealing for animation activities. In that context, and as a mean to
obtain answers to this initial question, we developed a research project called
"Animation and personal and social development in education area", which is based on
an action-research methodology, an approach of a qualitative nature, which is oriented
for the improvement through change and to learning from the consequences of change.
Putting it into practice demanded to know the profile of groups of children, to get a
broader view on the problem, to plan and develop a set of educational activities that
were aimed at achieve the objectives that we proposed and, in a general way, had to do
with their personal and social development. The final evaluation allowed us to conclude
that developing activities appealing to the use of animation techniques facilitates
learning, personal and social development of children, to the extent that they feel more
motivated and therefore implies more in the activities and in their relationship with
others. Dissertação de Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico