Autor(es):
Capela, Ana Mónica Gomes
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10348/141
Origem: Repositório da UTAD
Assunto(s): Comunicação; Publicidade; Multimédia; 659.11
Descrição
A Comunicação pode ser definida como o intercâmbio de informações entre um emissor e um receptor. Todo o processo de comunicação foi-se tornando mais complexo dando origem a vários tipos de comunicação, como a Comunicação Social, Comunicação Verbal, Comunicação Não-Verbal, Comunicação de Massas, entre outros. A Publicidade está inserida neste último tipo, sendo encarada como uma comunicação onde são transmitidas várias mensagens de forma rápida e por diversos pontos do mundo. Com o objectivo de apresentar e influenciar consumidores a um determinado produto ou serviço, a publicidade tem seguido as constantes evoluções, adaptando-se e usando todos os recursos à sua disposição (jornal, televisão, cinema, outdoors, internet, entre outros) criando anúncios cada vez mais complexos e organizados.
Também na Internet é fácil encontrar publicidade, tendo sido inclusive criado o conceito de Publicidade Contextual. Neste, recorrendo aos recursos facultados pelas novas tecnologias e pela internet em especial, foi possível direccionar a publicidade ao consumidor através da recolha de dados sobre os mesmos, apresentando-lhes os produtos adequados à sua pesquisa ou aos conteúdos que visualizavam. Por meio de estudos já realizados, este tipo de publicidade tem obtido bons resultados satisfazendo consumidores e anunciantes.
Neste trabalho é proposto que se utilize as noções básicas deste conceito noutros locais, que não apenas na internet, tornando a publicidade visualizada em espaços públicos com painéis interactivos, monitores ou televisões, mais inclusiva, direccionada e atractiva. A ideia principal passa pela criação de um sistema que faculta a exibição de conteúdos publicitários escolhidos de acordo com variáveis contextuais, apresentando os dinamicamente, através da sucessiva alteração, entre visualizações, de aspectos visíveis como cores, layouts, gráficos, textos, etc. Com este sistema ambiciona-se que os consumidores se sintam cativados durante o visionamento dos conteúdos, quer por se identificarem com as marcas, quer pela constante mutação dos mesmos, transmitindo a sensação de novidade que facilita a apreensão da atenção do espectador. Communication can be defined as the exchange of information between a sender and a receiver. The whole process of communication has become more complex resulting in various types of communication, like Social Communication, Verbal Communication, Nonverbal Communication, Mass Media, among others. Advertising is included in the latter type, being seen as a communication where messages are transmitted more quickly to the world. In order to present and influence the consumers to a particular product or service, advertising has followed the constant technological evolution, adapting and using all resources available (newspaper, television, cinema, outdoor,
Internet, among others), creating ads increasingly complex and organized. It is easy to find advertising in the Internet, where the concept of Contextual Advertising has inclusively emerged. In this concept, by using the resources provided by new technologies, and by Internet in particular, it was possible to direct advertising to consumers through the collection of their data, presenting them the appropriate product for your search or to the content they viewed. Through studies already conducted, this type of advertising has obtained good results satisfying consumers and advertisers.
This thesis proposes to use the basics of this concept in other scenarios, not only on the Internet, making the advertising displayed in public spaces with interactive panels, monitors or televisions, more inclusive, targeted and attractive. The main idea is to build a system that allows the dynamic presentation of advertising ads selected according to contextual variables, through successive changes on visual features such as colors, layouts, graphics, text and so on.
With this system it is expect that consumers feel attracted while viewing the ads, either because they identify their selves with the brands, or because the continuous change on contents transmits a sense of novelty that makes it easier to conquer the attention of the viewer. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia