Author(s):
Amorim, Jorge Miguel Correia
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9971
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Ciência cognitiva; Heurísticas; Resolução de problemas; Teses de mestrado - 2013
Description
Tese de mestrado, Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, Faculdade de Medicina, Faculdade de Psicologia, 2013 Estudar a resolução de problemas através da Ciência Cognitiva é um passo
importante para a compreensão do funcionamento da mente. Os seus resultados
abrem portas para diversas aplicações em diferentes áreas desde Educação a
Computação. Ao longo dos anos, a Psicologia Cognitiva e a Inteligência Artificial foram
geradoras de numerosos contributos para um entendimento mais claro de como
funciona a mente humana quando resolve problemas. O presente estudo recorre à
teoria de resolução de problemas de Newell e Simon para unir os diferentes
contributos teóricos no âmbito da Ciência Cognitiva e para elaborar um breve desenho
experimental.
Os dados recolhidos sugerem que na presença de um problema mal-definido este é
convertido para um problema bem-definido para ser resolvido, que realizar uma versão
simplificada do problema ajuda a resolução da versão mais complexa, que uma
solução pode ser alcançada sem consciência nem transferência da mesma.
O estudo, como esperado, abre portas para novas perguntas relativas à representação
em memória externa, transferência de heurísticas em problemas isomórficos e
mecanismos de avaliação pós realização de tarefas. Studying problem solving through Cognitive Science is an important step towards a
more comprehensive understanding of how the human mind works. The results yielded
by these studies support and in many ways promote a number of different applications
in areas ranging from Education to Computing. Over the years, Cognitive Psychology
and Artificial Intelligence have generated numerous contributions to a clearer
understanding of how the human mind works in the context of problem solving. This
study adopts Newell and Simon’s problem solving theory with the aim of bringing
together the several theoretical contributions within the scope of Cognitive Science and
drawing up a short experimental design.
Data collected suggest that: when presented with an ill-defined problem, the subject
converts it into a well-defined problem in order to solve it; designing a simplified version
of the problem helps solving its more complex version; a solution can be achieved with
no awareness or transfer processes involved.
As expected, this study raises new questions associated with external memory
representation, heuristic transfer in isomorphic problems and post-task performing
evaluation mechanisms.