Autor(es):
Campos, Ana Margarida da Silva
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9965
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Autismo; Crianças; Aplicação de histórias interativas; Tecnologia; Competência social; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado em Informática, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013 O Autismo define-se como uma deficiência que afeta o neurodesenvolvimento das crianças, focando-se em três áreas principais: comunicação, interação social e imaginação. As dificuldades sentidas nestas três áreas têm como consequência um baixo nível de desempenho nos comportamentos sociais. Isto deve-se ao facto de as crianças autistas não conseguirem ter um comportamento normal ou de conseguirem manter uma conversa e, consequentemente, pode levar ao isolamento das crianças, por não se sentirem integradas na sociedade.
Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para ajudar as crianças autistas a combater os seus problemas. Tipicamente estas técnicas são efetuadas isoladamente com o terapeuta ou em grupo. Mais recentemente, em alguns estudos tem sido discutido a utilização das tecnologias como complemento às técnicas tradicionais. Uma das caraterísticas que as crianças autistas têm é a aptidão e interesse por tecnologias. Desta forma, quando as tecnologias são utilizadas para complementar/substituir as técnicas tradicionais resulta num maior entusiasmo das crianças.
Este trabalho visa contribuir para a melhoria das competências sociais de crianças que sofrem de autismo. Por conseguinte, foi desenvolvida uma ferramenta que permite a construção de várias histórias interativas para crianças autistas, onde a interatividade é estimulada através de algumas atividades. A ferramenta oferece ao terapeuta a possibilidade de escolher uma de duas atividades disponíveis que podem ser utilizadas para melhorar as competências sociais das crianças. Esta ferramenta também permite auxiliar o trabalho dos terapeutas através da gestão de sessões e da monitorização da evolução da criança. Com o uso desta ferramenta, foi possível perceber que as funcionalidades implementadas são úteis e fáceis de utilizar. As crianças demonstraram maior interesse, motivação e entusiasmo perante a sua utilização, tornando-se uma experiência positiva. Outro fator que se pode retirar é que a utilização do tablet é vantajosa não só pela mobilidade mas também permite que seja utilizado pelas crianças. Autism is a deficit in the children’s neurodevelopment, which affects three major areas: communication, social interaction and imagination. Difficulties felt in these three areas leed to a low level of performance in social behaviors because children affected by them aren’t able to have a normal behavior or mantain a conversation, which consequently, may lead to a child’s isolation as they don’t feel integrated in society. There are several techniques which may be applied to help autists with their problems. Usually, these techniques are applied when they’re alone with the therapist or within a group. In some recent studies, the use of technologies with traditional techniques has been discussed. One of the major characteristics of autistic children is their big interest in technologies, which results in a bigger excitement from their interaction. When technologies are used to complement/replace traditional techniques children become more enthusiastic. This work aims to improve social competences of children with autism. Consequently, an application was developed to allow the creation of several interactive stories for autistic children where interactivity is obtained through the use of some activities. The tool offers the therapist an opportunity to choose one of two available activities that may be used to improve children’s social competences. Through sessions management and children’s evolution control this tool will help therapists in their work. It was possible to understand with the use of this tool, that the implemented features are useful and easy to use. Children showed a greater interest, motivation and enthusiasm from the use of this tool, making it a positive experience. Another interesting point is that the use of a tablet is an advantage not only because of its mobility but also because it may be used by children.
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Duarte, Carlos Alberto Pacheco dos Anjos, 1972-; Carriço, Luís, 1963-