Author(s):
Rolim, Anabela Pereira Gomes dos Santos, 1974-
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9960
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Formação de adultos; Educação formal; Educação não formal; Educação informal; Trabalhos de Projeto de mestrado - 2013
Description
Trabalho de Projeto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 Este trabalho é um convite a uma incursão empírica que pretende, em primeiro
lugar através da minha narrativa autobiográfica, estabelecer um paralelo entre
a minha experiência pessoal vivida e uma análise reflexiva devidamente
argumentada, onde foco as competências adquiridas, sejam elas de teor
académico, técnico ou transversais, e que me proporcionaram ser o que sou
hoje como pessoa e como profissional.
Num segundo plano, de modo a permitir uma adequada contextualização
teórica da temática da educação e formação de adultos são abordados temas
relativos à história da educação e formação de adultos em Portugal,
nomeadamente a partir de 1974; a diferenciação entre a educação formal,
educação não formal e educação informal; os processos que intervêm ao nível
da aprendizagem e a sua importância; e o processo de reconhecimento e
validação de adquiridos experienciais.
Por último, com trabalho empírico pretendi demonstrar a importância não só da
educação formal, como também da educação não formal e informal no
quotidiano dos adultos, e o contributo da aprendizagem pela experiência que
se encontra intimamente relacionada com o processo de reconhecimento de
adquiridos experienciais, permitindo um maior entendimento da temática, em
análise. This work is an invitation to a raid empirical aims, firstly through my
autobiographical narrative, drawing a parallel between my personal experience
and a reflective analysis properly argued, which focus on the skills acquired, be
they academic content, technical or transversal, and that gave me what I am
today as a person and as a professional.
In the background, in order to allow an appropriate theoretical context of the
theme of Education and Training of Adults are addressed topics related to the
History of Education and Training of Adults in Portugal, especially after 1974,
the distinction between formal education, not education formal and informal
education; processes that operate at the level of learning and the importance of
learning and the process of recognition and validation of experiential acquired.
Finally, the empirical work aims to demonstrate the importance not only of
formal education, as well as non-formal education and informal learning in
everyday life of adults, and the contribution of learning by experience which is
closely related to the process of recognition of acquired experiential, allowing a
greater understanding of the subject in analysis.