Autor(es):
Cunha, Luis Miguel Pinheiro da
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9920
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Aculturação - Timor-Leste; Globalização - Timor-Leste; Europa - Civilização - Influência; Teses de mestrado - 2013
Descrição
Tese de mestrado, Cultura e Sociedade na Europa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013 Timor-Leste tem sido, ao longo da sua história, um território de passagem e de
chegada de populações oriundas de diferentes regiões. Nesta dissertação, integrada no
Mestrado em Cultura e Sociedade na Europa, propusemo-nos estudar o impacto que a
cultura e a sociedade do Velho Continente tiveram e têm ainda hoje na cultura e na
sociedade leste-timorenses.
Desde o século XVI, a sociedade timorense tem vindo a ser europeizada e
ocidentalizada, com objectivos diversos, por entidades diferentes, recorrendo a
estratégias distintas e a ritmos variados. Porém, ontem como hoje, o impacto que a
cultura e a sociedade europeias têm tido sobre a cultura e a sociedade leste-timorenses
tem-se traduzido sobretudo numa espécie de missão civilizadora, através da qual se
tem procurado ocidentalizar aquele país, facto que tem contribuído para a
desagregação das sociedades nativas e para uma cultura timorense transculturada.
A investigação levada a cabo sustenta-se em dois conceitos fundamentais: o
conceito de transculturação, proposto por Ortiz, em 1991, e aplicado ao estudo da
sociedade cubana, e o conceito mais abrangente de globalização, que neste estudo se
alicerçou nas perspectivas de Ianni (1996), Giddens (2000) e Murteira (2003).
Na primeira parte, descrevem-se os principais períodos da história lestetimorense
em que ocorreram encontros civilizacionais relevantes – o período que
antecedeu a chegada dos Portugueses, o período de colonização lusa, o período da
invasão indonésia e o período actual, desde a restauração da independência até aos
nossos dias.
Na segunda parte, estudamos os efeitos da globalização contemporânea em
Timor-Leste, aos níveis económico e monetário, social, político e, ainda, ao nível da
definição e determinação do que é a pobreza em Timor. Iremos também descrever os
impactos que o encontro com os Portugueses primeiro, com os indonésios depois e
com as organizações transnacionais na atualidade tiveram e têm ainda sobre a
arquitectura tradicional timorense. ABSTRAT: Across its history, Timor-Leste has been a passage point and fixation territory for many
people from different regions. Throughout the present investigation, integrated in the Masters
on Culture and Society in Europe, we propose to study the true impact of the Old Continent’s
cultural and social canons over the cultural and social development of this Southeast Asia
country.
Since the 16th century, the native Timor-Leste society has been constantly Europeanized
and even Westernized, with various aims, by different entities, under different strategies and
through varied rhythms. Although, in the past and in present days, the true impact of European
cultural and social standards over the native prospect has been faced as a kind of civilizing
mission that, in fact, has contributed to the cruel disaggregation and transculturation of the
whole native social model.
This work is essentially focused on two fundamental concepts: the concept of
“transculturation”, firstly proposed by Ortiz in 1991 and applied to the study of the Cuban
society, and the more embracing concept of “globalization”, concerning the various conceptual
perspectives of Ianni (1996), Giddens (2000) and Murteira (2003).
The first part, reports the most relevant civilizational meetings and interactions occurred
along Timor-Leste history – the period before the Portuguese arrival, the subsequent
colonization phase, the Indonesian invasion and the present times, since the country’s
restoration of its independence.
On second part we debate the actual effects of globalization in Timor-Leste nowadays
concerning the economic and monetary, social and politic levels, besides the definition and
determination of what is poverty in this country. We also focus turns to the impact over the
traditional Timor-Leste architecture, resulting from the meeting with the Portuguese, followed
by the Indonesians and, more recently, the various international organizations there.