Autor(es):
Cascais, Ana Rita dos Santos, 1979-
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9895
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Ensino do desenho; Criatividade (Educação); Ensino artístico - Portugal; Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2013
Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013 Este presente Relatório tem como finalidade a apresentação e
organização de estudos relacionados com o ensino artístico, no âmbito da
prática supervisionada inserida no Mestrado em Ensino de Artes Visuais no
3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Consta, por isso, um
vasto conjunto de elementos que estão relacionados com a prática
profissional; a caracterização da Escola Secundária Sebastião da Gama, o
ensino da disciplina de Desenho A do 11º ano, a unidade didática posta em
prática ao longo de oito de aulas realizadas e as estratégias empregues para
facilitar a compreensão dos alunos e acima de tudo superar problemas.
Estão expostas as estratégias adotadas para que os conteúdos a lecionar
sejam absorvidos, compreendidos e consolidados pelos alunos, para que
estes os possam experienciar. Neste trabalho teórico estão contidos
objetivos de preparação agregados à prática da lecionação, que no futuro
sirvam de exemplo para uma experiência aplicada. Ao ter em conta a
presente turma, foi desenvolvida uma unidade didática juntamente com o
professor cooperante que fortalecesse a criatividade dos alunos e onde
estes pudessem por em prática as suas ideias. Neste sentido, os alunos
foram levados a pensar a resolução do exercício de uma determinada forma
que pudesse também ter aplicação no futuro, ou seja, como método de
trabalho, em outros exercícios propostos. A criação desta unidade de
trabalho teve também como base a motivação para a aprendizagem de
forma a adquirir competências ao nível das técnicas de representação e de
criatividade. No que diz respeito ao enquadramento teórico, foram
considerados e fundamentados temas de estudo que tiveram como
desenvolvimento base a pesquisa e a minha reflexão pessoal. Estas
temáticas abordadas relacionam-se com a prática docente desde as
estratégias de ensino apresentadas, a importância do currículo, a motivação
e a criatividade nas Artes Visuais. This report's main goal is to present, in a structured and organized
manner, the findings related to the teaching of art courses, as a result of the
supervised practice contemplated in the Master of Visual Arts Teaching in
Grade through High School. As such, a number of elements included are
directly related to the professional practice of this discipline - research field
work done over the course of eight classes which took place in Sebastião da
Gama High School (in Setubal). The course, Drawing A, taught to 11th
graders, intended to provide learning strategies to improve general
comprehension and assimilation of new concepts as well as to provide
problem solving skills. The report goes over the recommended approaches
used in class to enhance the students' overall learning experience and to
then be able to apply it to real situations. An underlying objective of this
report is to better the teaching practices in Visual Arts, so that it can become
a reference in the future for other teachers looking to improve students'
learning skills and drawing abilities. Taking into consideration the body of
students involved, a specific set of guidelines and teaching units were
developed in strict collaboration with the mentor teacher, so that students
could actually apply their ideas to real exercises. As such, students were
encouraged to think about problem resolution in specific ways, which
promoted assimilation of concepts and helped them resolve future situations
applying the same learned skill. The teaching units also focused on learning
motivation skills as well as in developing representation and creativity
techniques, in a combination of theory and practice, or applied theory.
Regarding the framework used, many lines of thought were studied and
considered, as a result of my research and my personal views on the matter.
By and large, the framework chosen is directly related to an applied theory
approach, where students are encouraged to learn by resolving a problem,
thus assimilating new knowledge, as well as a strong emphasis on portfolio
development, self-motivation and creativity within the course of Visual Artist.