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Preditores da procura de ajuda profissional : estudo exploratório com mães de c...

Autor(es): Alves, Sara Carina Peixoto cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/9871

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Aconselhamento psicológico; Crenças parentais; Ansiedade; Teses de mestrado - 2013


Descrição
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013 Os pais têm um papel importante no processo de procura de ajuda profissional para os problemas emocionais e comportamentais dos filhos. São sobretudo eles que reconhecem os primeiros sinais de sofrimento psicológico dos filhos e procuram ajuda para evitar consequências futuras. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer, de uma perspetiva exploratória e transversal, quais os preditores da procura de ajuda e as variáveis que influenciam o processo de procura de ajuda profissional para os problemas emocionais e comportamentais das crianças, segundo a perspetiva da mãe. A seleção dos participantes do estudo foi realizada em diferentes etapas. Numa primeira fase, de triagem, 1004 crianças do 1º e 2º Ciclo e os pais responderam ao questionário de avaliação de sintomatologia de ansiedade, o SCARED-R. Para a segunda fase foram selecionadas 275 crianças e tanto os pais como as crianças responderam autonomamente a um conjunto de questionários de avaliação da ansiedade. Também, foi realizada uma entrevista diagnóstica (ADIS-IV) às crianças e às mães (n=180) e uma entrevista semiestruturada sobre a história de ajuda profissional. A amostra deste estudo consiste em 105 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos e com um diagnóstico principal de perturbação de ansiedade. A análise dos dados permitiu concluir que os pais, que procuraram ajuda, recorreram com maior frequência aos serviços de psicologia clínica. O não reconhecimento de problemas por normalização, o não reconhecimento do impacto, a perceção de elevado controlo parental e a perceção de não estabilidade do problema foram os motivos mais identificados para ainda não terem recorrido a ajuda profissional. Contudo, não se observaram diferenças significativas entre os dois grupos (procurou ou não procurou ajuda) nem em função das variáveis sociodemográficas, nem em função das ideias dos pais quanto à ansiedade (crenças parentais, interferência da ansiedade na vida da criança e na vida familiar, nível de ansiedade percebido). Os resultados obtidos oferecem novas linhas de orientação para futuras investigações para o comportamento parental de procura de ajuda. Parents have an important role in the process of seeking professional help for emotional and behavioral problems of children. They are, mainly, that they recognize the early signs of psychological distress of children and seek help to avoid future consequences. The present study aims at general understand, a prospective exploratory cross, which the predictors of help seeking and the variables that influence the process of seeking professional help for emotional and behavioral problems of children, according to the perspective of the mother. The selection of the study participants was performed in different stages. In a first stage, screening, 1004 children in the elementary school and parents answered to the questionnaire assessment of anxiety symptoms, the SCARED-R. For the second stage, we selected 275 children and both parents and children answered, independently, to a set of questionnaires to assess anxiety. Also, we performed a diagnostic interview (ADIS-IV) to children and mothers (n=180) and a semi-structured interview about the history of professional help. The sample consists of 105 children aged between 7 and 12 years with a principal diagnosis of anxiety disorder. Data analysis shows that parents who sought help most frequently resorted services of clinical psychology. The non-recognition of problems for normalization, the non-recognition of impact, the perception of high parental control and perception of non-stability of the problem were the most identified reasons for they have not yet seeking professional help. However, there were no significant differences between the two groups (seek or not seek help) relatively to socio-demographic, parental beliefs, interference of anxiety in the child's life and family life and level of perceived anxiety. The results provide new guidelines for future research into the process of seeking parental help.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pereira, Ana Isabel de Freitas
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